Entre “Dois Mundos”: A Experiência Vivida do Sujeito CODA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X64875

Palavras-chave:

surdez, família, cultura surda

Resumo

A sigla Coda foi criada para nomear os filhos ouvintes de pais surdos, uma abreviação para o termo em inglês “child of deaf adults”. São pessoas que transitam entre "dois mundos", vivendo suas experiências no mundo surdo, ao relacionar-se com a cultura e comunidade surda e comunicar-se com línguas de sinais, ao mesmo tempo que convive com costumes, povos e línguas do mundo ouvinte, e que exercem uma possível mediação cultural diante dessas comunidades. Este artigo tem como objetivo compreender o mundo vivido (Lebenswel) do sujeito Coda, que vive com características distintas, imerso no mundo ouvinte, e o mundo surdo. Este estudo é de cunho qualitativo, relevando aspectos voltados à realidade do sujeito e suas relações sociais, abordando questões culturais e identitárias. A partir do método fenomenológico, inspirado em Merleau-Ponty, no período de fevereiro a junho de 2019, foram realizadas a coleta de informações e sua análise a partir de entrevistas semiestruturadas com quatro participantes Codas. A análise dos dados seguiu os seguintes passos: divisão do texto nativo; análise descritiva e “sair dos parênteses”. Foram estabelecidas como categorias para análise: a responsabilidade de ser Coda e a experiência entre os dois mundos. Entende-se que a experiência diante do mundo vivido do Coda é atravessada tanto por um lugar comum de ser Coda, quanto por uma experiência singular. Conclui-se que não há como separar a experiência do vivido do sujeito Coda em mundo ouvinte e mundo surdo, pois ele se constitui entre esses dois mundos.

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Biografia do Autor

Ana Rebeca Medeiros Nunes Oliveira, UniChristus, Fortaleza, CE

Pós-graduanda pela UniChristus, Fortaleza, CE, Brasil.

Terezinha Teixeira Joca, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Professora doutora da Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil.

Marilene Calderaro da Silva Munguba, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Professora doutora da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Lucas Guimarães Bloc, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

Professor doutor da Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Oliveira, A. R. M. N., Joca, T. T., Munguba, M. C. da S., & Bloc, L. G. (2022). Entre “Dois Mundos”: A Experiência Vivida do Sujeito CODA. Revista Educação Especial, 35, e64/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X64875

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