Perfil acadêmico dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Superior matriculados em 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X37699

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Ensino Superior, Acessibilidade

Resumo

Este artigo objetiva mapear o perfil socioacadêmico dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no ensino superior em 2016. Visa medir a proporção de ingresso, trancamento e cancelamento das matrículas no período de 2011 a 2016, por meio dos microdados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O estudo quantitativo, configura-se como pesquisa de levantamento de dados de natureza descritiva. Os estudantes com TEA que acessa o ensino superior têm idade de ingresso similar aos neurotípicos (a moda de idade de ingresso em 2016 de ambos era de 18 anos). Na sua maioria, entram por meio de vestibular (58%, n=359, sem imputação; 55%, n=817, com imputação), em IES privadas (59%, n=362, sem imputação; 75%, n=1.033, com imputação), em cursos presenciais (89%, n=546, sem imputação; 84%, n=1.149, com imputação), majoritariamente na área de Ciências Sociais, Negócios e Direito (25%, n=155, sem imputação; 32%, n=431, com imputação). Entre 2011 e 2016, o número de estudantes com TEA aumentou até 2013, com posterior redução e estabilização até 2016. A proporção de matrículas trancadas ou canceladas foi relativamente menor do que entre estudantes neurotípicos. Ao se apresentar o perfil socioacadêmico desses estudantes no ensino superior, busca-se refletir sobre as barreiras e os facilitadores de acesso e permanência na graduação, contribuindo para o aprimoramento de ações e políticas públicas, para que, cada vez mais, esse grupo faça parte do contexto educacional acadêmico com qualidade.

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Biografia do Autor

Solange Cristina da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC (2016-20020). É professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Estudos sobre Deficiência, Modelo Social da Deficiência, Acessibilidade, Desenho Universal para Aprendizagem.

 

Adriano Henrique Nuernberg, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Aposentado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Deficiência da UFSC.

 

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Publicado

2019-09-12

Como Citar

Silva, S. C. da, Schneider, D. R., Kaszubowiski, E., & Nuernberg, A. H. (2019). Perfil acadêmico dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Superior matriculados em 2016. Revista Educação Especial, 32, e83/ 1–32. https://doi.org/10.5902/1984686X37699

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua