Como a teoria do conhecimento influencia a ética: a derrocada da supremacia humana através da crítica de Schopenhauer à noção de dignidade de Kant

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378688802

Schlagworte:

Conhecimento, Entendimento, Ética

Abstract

A grande inovação de Schopenhauer em teoria do conhecimento tem relação intrínseca com a questão moral relacionada à consideração efetiva do animal não humano. O papel do intelecto é central em Schopenhauer e não recede o mesmo valor em Kant e, deste modo, Schopenhauer critica a noção de dignidade kantiana, fundamentada na valorização exacerbada da razão e na noção de autonomia. Para Schopenhauer, todo ser dotado de entendimento e vontade é digno porque opera intuitivamente e em conformidade com a lei de motivação. Quem opera fazedo uso da intuição, opera segundo motivos, concepção que aproxima, em alguma medida, Schopenhauer e teóricos da bioética como Richard Ryder e Peter Singer. Para Singer, a noção de interesse é suficiente para que tratemos os animais de forma digna. Deste modo, o propósito central deste artigo está na argumentação de que a teoria do conhecimento schopenhaueriana - edificada a partir de sua crítica à Kant - fundamenta a ética das relações entre humanos e animais não racionais.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Jaqueline Engelmann, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Filosofia pela PUC-Rio.

Literaturhinweise

BARBOZA, Jair. Considerações, acompanhadas de um excurso estético, sobre a dignidade da natureza e dos animais na ética não-antropocêntrica de Schopenhauer. In: PAVÃO, Aguinaldo; FELDHAUS, Charles; WEBER, José Fernandes (Orgs.). Schopenhauer: metafísica e moral. São Paulo: DWW Editorial, 2014. p. 21-33.

CACCIOLA, Maria Lucia de Oliveira e Melo. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: EDUSP, 1994.

FERRY, Luc. A nova ordem ecológica: a árvore, o animal e o homem. Trad: Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Trad: Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção Os Pensadores).

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução: Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.

LEBRUN, Gerard. O subsolo da Crítica: uma conferencia inédita de Lebrun sobre Kant. Discurso, São Paulo, v. 46, n. 2, p. 53-84, jul-dez. 2016. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/discurso/article/view/123669>. Acesso em: 25 jul. 2020.

LEFRANC, Jean. Compreender Schopenhauer. 5. ed. Trad: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011.

OLIVEIRA, Wesley Felipe de. A Importância Moral da Dor e do Sofrimento Animal na Ética de Peter Singer. 2012. 250p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

RYDER, Richard Dudley. Speciesism in the Laboratory. In: SINGER, Peter (Ed.). Defense of Ani-mals: the second wave. Oxford: Blackwell Publishing, 2006. Pp.87-103.

SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e como Representação: primeiro tomo. Trad: Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2015a.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre o Fundamento da Moral. Trad: Maria Lúcia Mello Oliveira Cacciola. 2. ed. -São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SINGER, Peter. Libertação Animal. Tradução: Marly Winckler. Revisão técnica: Rita Paixão. Porto Alegre: Lugano, 2004.

SINGER, Peter. Utilitarianism and Vegetarianism. Philosophy & Public Affairs, Oakley, v. 9, n. 4, p. 325-337, 1980.

Veröffentlicht

2024-12-01

Zitationsvorschlag

Engelmann, J. (2024). Como a teoria do conhecimento influencia a ética: a derrocada da supremacia humana através da crítica de Schopenhauer à noção de dignidade de Kant. Voluntas: International Journal of Philosophy, 15(2), e88802. https://doi.org/10.5902/2179378688802

Ausgabe

Rubrik

Ed. Especial Schopenhauer: Sociedade e Cultura

Ähnliche Artikel

1 2 3 4 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.