A concepção schopenhaueriana de arrependimento e angústia de consciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378667524

Palavras-chave:

arrependimento, angústia de consciência, caráter adquirido, Schopenhauer.

Resumo

O arrependimento [die Reue] é uma noção que surge na filosofia de Schopenhauer quando ele trata da possibilidade de um indivíduo aprimorar a manifestação do seu próprio caráter, que é aquilo que constitui o caráter adquirido. Cada um de nós possui um caráter que não pode ser mudado, mas o conhecimento sobre ele pode se aprimorar, o que permite que um indivíduo possa aperfeiçoar o conhecimento ou a consciência daquilo que ele é. Sendo o caráter a expressão daquilo que cada um quer, nós não nos arrependemos do que nós queremos, mas do que fizemos, exatamente porque consideramos que a nossa ação não foi condizente com a nossa vontade. Portanto, o arrependimento resulta do conhecimento que permite adequar o fazer ao querer. O objetivo será esclarecer a importância da primazia da vontade sobre o intelecto para a compreensão do arrependimento, assim como indicar a diferença entre o arrependimento e a angústia de consciência [die Gewissenangst].

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DESCARTES, R. Meditações. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

KOβLER, M. Sobre o Papel do discernimento [Besonnenheit] na estética de Arthur Schopenhauer. Tradução de Flamarion Caldeira Ramos. Dogmatismo & Antidogmatismo: filosofia crítica, vontade e liberdade / Uma homenagem a Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e como Representação, primeiro tomo. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e Representação, tomo II: complementos, volume I. Traduzido por Eduardo Ribeiro da Fonseca. Curitiba: Ed. UFPR, 2014.

SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e como Representação, segundo tomo: suplementos aos quatro livros do primeiro tomo. Tradução de Jair Barboza. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

SCHOPENHAUER, A. Sobre o Fundamento da Moral. Tradução de Maria Lúcia Cacciola. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

SCHOPENHAUER, A. Sobre a Quadrúplice Raiz do Princípio de Razão Suficiente. Tradução de Oswaldo Giacoia Jr. E Gabriel Valladão Silva. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-28 — Atualizado em 2022-03-23

Versões

Como Citar

Bassoli, S. A. (2022). A concepção schopenhaueriana de arrependimento e angústia de consciência. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 12, e21. https://doi.org/10.5902/2179378667524 (Original work published 28º de dezembro de 2021)