O remorso de Raskólnikov em uma perspectiva schopenhaueriana
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378688213Palavras-chave:
Justiça, Arrependimento, Remorso, Dostoiévski, SchopenhauerResumo
O meu objetivo com o presente texto é relacionar o conceito de justiça apresentado por Schopenhauer no §62 de O mundo como vontade e representação com um dos mais célebres romances fundamentais da literatura ocidental, Crime e Castigo de Fiódor Dostoiévski. Tentar-se-á explorar em que medida o personagem principal desse romance se aproxima das definições schopenhauerianas de arrependimento e de remorso. Para tanto, pretendo destacar a importante distinção entre esses sentimentos, a injustiça incursa na mentira e a justificação moral do ato de vingança. Com isso, busca-se evidenciar a esperança dilacerada de Raskólnikov de ser o próximo Napoleão, o sentimento cada vez maior de culpa e o reconhecimento de não atender aos critérios de um homem extraordinário. A análise desses sentimentos de cunho moral diz respeito ao estudo da ética, que para Schopenhauer é extremamente relevante por se tratar da investigação das ações dos seres humanos que afetam cada um de nós.
Downloads
Referências
DOSTOIÉVSKI, F. Crime e Castigo. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2019.
RÉE, P. A origem dos sentimentos morais. Trad. André Itaparica e Clademir Araldi. São Paulo: Editora Unifesp, 2018.
ROSENSHIELD, G. Crime and Punishment, Napoleon and the Great Man Theory. The Journal of the international Dostoevsky Society. v. 23, p. 78-104, 2020.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Tomo I. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Unesp, 2015.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Tomo II. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Unesp, 2015.
SCHOPENHAUER, A. Sobre a liberdade da vontade. Trad. Lucas Lazarini Valente e Eli Vagner Francisco Rodrigues. São Paulo: Unesp, 2021.
SCHOPENHAUER, A. Die Welt als Wille und Vorstellung I. Feldafing: Haffmans Verlag bei Zweitausendeins, 2018.
SCHOPENHAUER, A. Die Welt als Wille und Vorstellung II. Feldafing: Haffmans Verlag bei Zweitausendeins, 2018.
SCHOPENHAUER, A. Die beiden Grundprobleme der Ethik. Feldafing: Haffmans Verlag bei Zweitausendeins, 2018.
SMITH, A. Teoria dos sentimentos morais. Trad. Lya Luft. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2015.
WU, R. O crime metafísico em Dostoiévski. Aletria, v. 20, n. 3, p. 257-266, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Paula Manoel Felipe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).