O PROCESSO DE MUDANÇAS ADMINISTRATIVAS E TECNOLÓGICAS QUE PÔS FIM ÀS FILAS NOS POSTOS DE ATENDIMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

Autores

  • Sidney Soares Filho Universidade de Fortaleza, UNIFOR/CE
  • Robson Celso Leocádio Tote DataPrev - Fortaleza/CE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369419593

Palavras-chave:

DATAPREV. Filas na Previdência Social. Postos de Benefícios

Resumo

Este trabalho analisa o processo de mudança das filas de atendimento da Previdência Social para a concessão dos benefícios previdenciários. Houve o fim das longas filas presenciais nos postos de benefícios, que eram divulgadas pelos meios de comunicação. O precário atendimento submetia o segurado a humilhação em filas que se iniciavam na madrugada. Partiu-se da análise do modelo de atendimento antigo, que convivia frequentemente com essas longas filas, na busca de estabelecer um cenário para aquela situação anterior, registrada especialmente nos anos noventa, a fim de entender o ponto de partida para a mudança. Em seguida, analisou-se como se deu esse processo de mudança e quais foram seus principais agentes. Finalmente, estudou-se o modelo de atendimento atual. Fez-se uso de uma metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, artigos, sítios digitais, jornais e entrevistas com profissionais que vivenciaram todo esse processo de mudança, além do uso de gráficos e tabelas. Conclui-se que o processo de mudança melhorou o atendimento da Previdência.

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Biografia do Autor

Sidney Soares Filho, Universidade de Fortaleza, UNIFOR/CE

Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especialista em Direito Público com área de concentração em Direito Constitucional pela Universidade Potiguar (UnP) e em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul); Professor da graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor); e de alguns cursos preparatórios para concurso público. Coordenador da Pós-Graduação em Direito e Processo Penal e em Direito e Processo Previdenciário. Analista Judiciário - Execução de Mandados (TJ/Ce)

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Publicado

17-12-2015

Como Citar

Soares Filho, S., & Tote, R. C. L. (2015). O PROCESSO DE MUDANÇAS ADMINISTRATIVAS E TECNOLÓGICAS QUE PÔS FIM ÀS FILAS NOS POSTOS DE ATENDIMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 10(2), 469–498. https://doi.org/10.5902/1981369419593

Edição

Seção

Artigos científicos