O PROCESSO DE MUDANÇAS ADMINISTRATIVAS E TECNOLÓGICAS QUE PÔS FIM ÀS FILAS NOS POSTOS DE ATENDIMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/1981369419593Palavras-chave:
DATAPREV. Filas na Previdência Social. Postos de BenefíciosResumo
Este trabalho analisa o processo de mudança das filas de atendimento da Previdência Social para a concessão dos benefícios previdenciários. Houve o fim das longas filas presenciais nos postos de benefícios, que eram divulgadas pelos meios de comunicação. O precário atendimento submetia o segurado a humilhação em filas que se iniciavam na madrugada. Partiu-se da análise do modelo de atendimento antigo, que convivia frequentemente com essas longas filas, na busca de estabelecer um cenário para aquela situação anterior, registrada especialmente nos anos noventa, a fim de entender o ponto de partida para a mudança. Em seguida, analisou-se como se deu esse processo de mudança e quais foram seus principais agentes. Finalmente, estudou-se o modelo de atendimento atual. Fez-se uso de uma metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, artigos, sítios digitais, jornais e entrevistas com profissionais que vivenciaram todo esse processo de mudança, além do uso de gráficos e tabelas. Conclui-se que o processo de mudança melhorou o atendimento da Previdência.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal.
BRASIL. Resolução INSS/PRESS Nº 62, DE 09 de dezembro de 2008 - DOU DE 11/12/2008.
Campo Grande NEWS. Agências do INSS estão lotadas e espera na fila pode chegar a 4-horas. Disponível em: http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/agencias-do-inss-estao-lotadas-e-espera-na-fila-pode-chegar-a-4-horas. Acesso em: 08 agosto 2015.
IBRAHIM, Fábio Zambitte. Curso de Direito Previdenciário.17. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2012.
CASTRO, Carlos Alberto Pereira de. Manual de Direito Previdenciário. 15.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
Correio Brasiliense. Brasileiros enfrentam filas e má vontade em agências do INSS. Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2014/01/07/internas_economia,406609/brasileiros-enfrentam-filas-e-ma-vontade-em-agencias-do-inss.shtml. Acesso em: 08 agosto 2015.
JORDÃO, Rogério Pacheco. A virada da Previdência Social: como acabaram as filas nas portas das agências. 1. ed. Brasília: DATAPREV, 2013.
LOPES, João Maria. Fila: solução no passado, desafio no presente, diferencial no futuro. 1. ed. Natal: JLCH2, 2007.
MPS. Manual de Identidade Visual da Previdência Social. 8 ed. Brasília: MPS, 2008
MPS. Manual de Procedimentos para Adequação da Infraestrutura das Agências da Previdência Social. Brasília: MPS, 2008.
PESSOA, Eudes André. A Constituição Federal e os Direitos Sociais Básicos ao Cidadão Brasileiro. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9623. Acesso em: 06 ago. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.