Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
AVISO IMPORTANTE - SUSPENSÃO DO RECEBIMENTO DE ARTIGOS DE DEZEMBRO A FEVEREIRO
Informamos que a Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM não recebe artigos nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro de cada ano. NOVAS SUBMISSÕES SÃO processadas somente a partir de 01 de março.
ARTIGOS DE AUTORES e/ou COAUTORES ESTRANGEIROS PODEM SER SUBMETIDOS EM QUALQUER MÊS DO ANO. Nesse caso, solicitamos que, após a inclusão no sistema, seja enviado um email para revistadireito@ufsm.br com o título e o país de vínculo do autor/coautor estrangeiro.
-
LEIA COM ATENÇÃO
Pedimos aos interessados em publicar na RECDUFSM que leiam integralmente e com muita atenção todas as condições de submissão. Existem questões de extrema importância que precisam ser seguidas antes de concluir a submissão e que precisam ser checadas pelos autores SOB PENA DE EXCLUSÃO SUMÁRIA do artigo de nosso processo de avaliação.
Confira atentamente se o artigo atende efetivamente a todos os itens abaixo. Do contrário, solicitamos que revise os pontos não atendidos antes de concluir. Em caso de dúvidas, os contatos podem ser feitos pelo email revistadireito@ufsm.br.
-
O artigo foi redigido com no máximo três autores, sendo pelo menos um deles portador do título de doutor.
O AUTOR COM DOUTORADO será o autor principal. Caso todos sejam doutores, a ordem de apresentação seguirá a ordem alfabética.
A REVISTA NÃO PRIORIZA ARTIGOS DE GRADUANDOS, GRADUADOS OU MESTRANDOS.
-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
A Revista publica APENAS artigos inéditos. Artigos já publicados ou encaminhados a outro periódico serão desconsiderados.
Submetemos todos os arquivos a software antiplágio para detectar se o artigo já foi publicado integralmente ou parcialmente em outra revista ou em anais de eventos. Artigos que tenham sido disponibilizados em qualquer meio eletrônico também não são considerados inéditos. Logo, recomendamos aos autores que não submetam artigos que estejam disponíveis em bases institucionais de trabalhos de conclusão de curso, anais de evento, redes sociais acadêmicas etc.
-
Os nomes e os dados de todos os autores foram informados no sistema da revista.
NÃO ACEITAMOS A INCLUSÃO A POSTERIORI de autores que não foram mencionados no ato de submissão inicial do artigo. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a revista.
-
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, SEM identificação dos autores no corpo do texto e/ou nas propriedades do arquivo.
Essas informações devem estar somente no cadastro dos autores no sistema da Revista.
-
O arquivo submetido se utiliza do modelo de formatação para artigos e resenhas disponível para download no menu superior do site da Revista (DIRETRIZES PARA AUTORES). Serão rejeitados todos os artigos submetidos que não se utilizarem do modelo.
O artigo precisa vir com toda a formatação, incluindo cabeçalho e rodapé, tal como consta no modelo. Também deverão ser observadas as orientações para citações, referências e elaboração do resumo e da introdução.
- O texto segue TODOS os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
-
Todas as recomendações do campo "Assegurando a avaliação cega pelos pares" foram seguidas.
O arquivo não deve conter dados que possam identificar os autores (conferir nas propriedades do documento do Word).
- Houve preenchimento integral dos metadados solicitados na página inicial de submissão online do artigo (SEER): link para o currículo Lattes no campo URL; link para o registro no ORCID (obrigatório); resumo da biografia (graduação, mestrado, doutorado); e afiliação (instituição de vínculo atual).
- Foram observados os elementos mínimos para resumo (problema, objetivos, metodologia, conclusões do artigo), conforme as Diretrizes para Autores. As orientações com mais detalhes estão em: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgd/wp-content/uploads/sites/563/2020/04/modelo-revista-.doc.
-
PRAZOS ADOTADOS PELA REVISTA (durante o prazo descrito a seguir pedimos aos autores que evitem entrar em contato exigindo informações)
ESTOU CIENTE DOS PRAZOS e PROCEDIMENTOS adotados pela revista no recebimento e encaminhamento dos artigos para avaliação, em especial:
- prazo médio de análise preliminar (desk review) dos artigos submetidos é de ATÉ 12 meses.
Os artigos que cumprirem os critérios exigidos pela revista e descritos nas diretrizes para autores, após o prazo acima, serão encaminhados para dois avaliadores ad hoc.
- O prazo de conclusão dessa fase de avaliação é de ATÉ 12 meses após o início da avaliação.
OS PRAZOS INFORMADOS ACIMA SE REFEREM AO TEMPO MÁXIMO DE CADA FASE. Normalmente conseguimos dar encaminhamento aos artigos e retorno aos autores em menos tempo, mas nosso comprometimento é com a observância do tempo limite de 12 meses em cada etapa, razão pela qual solicita anuência dos interessados na submissão. Somente quando os prazos acima tiverem sido ultrapassados é que responderemos os emails de consulta sobre o andamento da avaliação.
Fase 1: desk review - PRAZO: até 12 meses após submissão. Fase 2: avaliação por pareceristas - PRAZO: até 12 meses após início da avaliação.
Artigos científicos
Política padrão de seçãoDeclaração de Direito Autoral
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.