Sobre a Revista
Foco e Escopo
Focus and Scope
The Law Course Electronic Journal follows the course's pedagogical policy (undergraduate and graduate) and represents a space for plural, critical and interdisciplinary dialogue on comprehensive themes of Law and related areas, through the periodic publication of scientific articles.The Editorial Policy observes in the published scientific articles the following assumptions:
(a) concern with ethical principles and respect for human dignity;
b) critical-reflexive approach to reality and knowledge;
c) mastery of scientific foundations linked to Law and related areas of knowledge; and
d) interaction between theory and practice to meet the need for social transformation.
Attentive to discussions at the local, regional, national, and international levels, the Law School's electronic journal is open to the socialization of knowledge at these levels. Furthermore, its purpose is to ensure the excellence of knowledge in this space. To this end, the journal seeks to be in tune with and transit among the best national and international journal indexers.
As it is situated in the context of the Federal University of Santa Maria, the Law Course Electronic Journal seeks to harmonize institutional interests and the expectations of the academic community.
Processo de Avaliação pelos Pares
A pertinência para a publicação de artigos na revista será avaliada, inicialmente, pelos Editores.
Posteriormente, caso aprovado preliminarmente (desk review) o artigo será avaliado por dois pareceristas ad hoc, observando-se o critério double blind.
Caso haja divergência entre a avaliação realizada por esses pareceristas, o artigo será enviado a um terceiro parecerista.
A avaliação dos artigos considerará a sua adequação ao perfil da revista, bem como a observância de padrões acadêmico-científicos relativos ao conteúdo e à qualidade das contribuições.
A avaliação poderá considerar o artigo aprovado, aprovado com a devida reformulação indicada pelo parecerista ou recusado.
O fluxo editorial poderá ser acompanhado pelo autor mediante acesso ao site da revista. Para tanto, deverá utilizar o login e a senha cadastrados ao realizar asubmissão do artigo. Os autores serão informados sobre os textos não aceitos para publicação.
Em caso de textos produzidos por autores convidados, a análise dos artigos será realizada pela Comissão Editorial.
Em virtude do número máximo de artigos a serem publicados por volume da Revista e, especialmente, por levar em consideração aspectos referentes à exogenia e à endogenia, os Editores e o Conselho Editorial reservam-se o direito de não publicar imediatamente textos aprovados pelos pareceristas.
O tempo médio para análise dos artigos, entre submissão e publicação é de 24 meses, podendo ser ultrapassado quando se tratar de áreas temáticas com carência de avaliadores.
Periodicidade
Até o ano de 2011, a Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM manteve periodicidade quadrimestral. De 2012 a 2015, a revista adotou a periodicidade semestral com publicação de dois números anuais. A partir de 2016, passou a adotar a periodicidade quadrimestral (3 números por ano), com recebimento de artigos para avaliação em fluxo contínuo. A partir de 2024, em razão do processo de publicação em fluxo contínuo adotado em 2019, a revista publica apenas um volume anual, sem agrumar os artigos em números.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Instruções aos Avaliadores
Acesse o sistema da Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM https://periodicos.ufsm.br/revistadireito entre com seu login e senha.
Na “Página do usuário”, abaixo do título da Revista, aparecerá sua função. Clique sobre a função “Avaliador”, aparecerão todos os trabalhos enviados para sua avaliação.
Clique sobre o título que deseja avaliar, abrirá outra janela com as seguintes informações:
- Submissão Aguardando Avaliação
- Agenda da avaliação
- Diretrizes de avaliação
Em "Diretrizes de avaliação", proceda da seguinte maneira:
No passo 1, clique no ícone de e-mail para avisar o editor sobre sua disponibilidade para avaliar o artigo (é preciso informar aos editores se está disponível ou não para a avaliação, somente assim o sistema liberará o acesso ao artigo e ao formulário de avaliação).
Caso esteja disponível prossiga da seguinte form:
No passo 2, ao lado de “manuscrito da submissão”, aparece um número e algumas letras separadas por pontos e traço; clique sobre este link e aparecerá a possibilidade de "abrir", "salvar" ou "cancelar", (escolha salvar para copiar o artigo para seu computador e poder realizar a avaliação do texto).
No passo 3, clique no ícone “comentário” ao lado da palavra avaliação, abrirá uma caixa onde será possível fazer o parecer ao(s) autor(es) e ao editor. Feito isso, salve e feche.
No passo 4, se você fez modificações diretas no texto que baixou para seu computador (sugerimos grifá-las com outra cor), é possível enviá-lo aos autores da seguinte maneira: em documentos enviados, clique em procurar, selecione o arquivo e transfira.
No passo 5: no item "Recomendação", escolha a que melhor contempla seu parecer, selecione e clique em "enviar avaliação para o Editor".
Finalizados esses passos, automaticamente o sistema nos informará que você concluiu a avaliação do artigo.
Não esqueça!
Antes de sair do sistema conclua o passo 5: recomendação.
Sempre que concluir suas atividades no Sistema Eletrônico da Revista Educação, busque na margem direita, USUÁRIO e clique em sair do sistema.
Em caso de dúvidas entre em contato com os editores pelo email revistadireito@ufsm.br
Tão logo tenhamos recebido a sua avaliação, enviaremos um email com a declaração de conclusão do parecer para que possa incluir essa produção técnica em seu currículo Lattes.
Idiomas aceitos para publicação
A revista aceita artigos em português, inglês, espanhol, italiano e francês.
Este periódico tem um compromisso com a ética e a qualidade das publicações. Defendemos um comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação em nosso periódico: autores, editor, pareceristas e a Editoria de Periódicos Científicos. Não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.
Erros fundamentais em trabalhos publicados: quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação do autor informar imediatamente o editor da revista ou a Editoria de Periódicos e cooperar com o editor para corrigir o artigo.
Apoio financeiro
Edital Pró-Revistas UFSM: 2015 / 2016 / 2017 / 2018 / 2019
Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM: 2020 / 2021 / 2022 / 2023 / 2024
Histórico do periódico
A Revista Eletrônica do Curso de Direito (ISSN 1981-3694) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) publicou seu primeiro volume em 2006 e desde então primou pela sua regularidade semestral e pela excelência do seu corpo editorial, seus revisores e pela qualidade de seus artigos.
Seu histórico, contudo, é anterior. Sua origem data do início da década de 2000, com a edição impressa da primeira revista jurídica do Curso de Direito da UFSM.
Aquela versão preliminarmente impressa visava veicular as produções científicas do corpo docente e discente do Curso de Mestrado em Integração Latino-Americana (MILA/UFSM), há época em funcionamento.
Seu projeto inicialmente tímido possuía uma abrangência basicamente local. Paulatinamente, no entanto, seu impacto ultrapassou as expectativas e ultrapassou a vida (e a produção) acadêmica de Santa Maria.
O redimensionamento da versão impressa e sua apresentação como Revista Eletrônica do Curso de Direito pretendia ampliar a disseminação, divulgação e preservação do seu conteúdo.
A partir de 2013, a Revista adotou o processo editorial do sistema eletrônico de editoração de revistas (SEER), para construção, gestão e leitura das suas publicações visando com isso a melhoria na avaliação da qualidade do periódico e uma maior rapidez no fluxo das informações.
Os autores interessados em submeter seus artigos para publicação devem acessar o SEER e fazer seu cadastro através do link da revista www.ufsm.br/revistadireito.
Desde sua origem, 2006, até agora já foram publicados diversos volumes, com periodicidade semestral/quadrimestral, totalizando uma média de 18 artigos por ano. As publicações são sempre pontuais, sem histórico de interrupção.
A Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM ao longo da sua trajetória foi construindo e conquistando seu espaço, primando pelos seguintes critérios:
(a) caráter científico marcado por artigos exclusivamente originais;
(b) avaliação e revisão dos artigos realizado por meio da por pares e do sistema do duplo-cego;
(c) conselho editorial integrado por especialistas reconhecidos de origem nacional e internacional, ligados a diversas instituição brasileiras e estrangeiras;
(d) periodicidade pontual e,
(e) publicação anual de, no mínimo 30 artigos.
A partir de 2019 a Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM passou a adotar o sistema de publicação contínua de artigos. Recomendado pela Scielo como sendo uma possibilidade inovadora de publicação, esse sistema não exige a espera na composição completa dos fascículos. Essa modalidade promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas.
As diretrizes para autores com as normas para a apresentação e estruturação dos textos, referências bibliográficas está disponível no link da revista.