A MEDIAÇÃO NOS CONFLITOS TRABALHISTAS: ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL ENTRE BRASIL E POLÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369448172

Palavras-chave:

Conflitos Coletivos de Trabalho, Conflitos Individuais de Trabalho, Estudo Comparativo, Mediação na Polônia, Mediação no Brasil,

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa acadêmica feita por pesquisadores de universidades do Brasil e da Polônia. O objetivo deste estudo é mostrar as semelhanças e diferenças da Mediação de Conflitos nas questões individuais e coletivas de trabalho entre esses dois países. Para tanto, através de uma análise crítica e documental em materiais científicos e legislativos brasileiros e polacos, este artigo apresenta as semelhanças e diferenças em relação à definição e ao procedimento mediatório nas demandas trabalhistas. Como resultado, é possível afirmar que, em ambos os países, a Mediação é um método confidencial, voluntário, informal e especializado de resolução alternativa de disputas disponível para às partes. Este estudo conclui, também, que existem diferenças entre a legislação dos dois países nos seguintes aspectos: liberação do mediador de seu trabalho durante o período de mediação; existência de lista e treinamento de mediadores; lei de regulação que estabelece a remuneração mínima do mediador; punição de “advertência” em julgamento por parte do mediador; fase do conselho de arbitragem social ou greve. Percebe-se que a legislação da Polônia confere ao Mediador uma série de prerrogativas inexistentes no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidney Soares Filho, UNIFOR

Pós-Doutorado na Universidade de Czestoschowa. Ministrou aulas na Rússia, Índia, Polônia, Hungria e República Checa. Pesquisa sobre a relação entre criminalidade e educação, utilizando ferramentas de tratamentos e análise de dados empíricos. Doutor e Mestre em Direito, especialista em Direito Público com área de concentração em Direito Constitucional e em Direito Processual.

Leszek Cichobłaziński, Częstochowa University of Technology: Częstochowa, PL

Experienced Assistant Professor with a demonstrated history of working in the alternative dispute resolution industry. Skilled in Cooperation, Alternative Dispute Resolution, Intercultural Skills, Russian, and Polish. Strong education professional with a Master's degree focused in Sociology from Jagiellonian University.

Downloads

Publicado

11-08-2021

Como Citar

Soares Filho, S., & Cichobłaziński, L. (2021). A MEDIAÇÃO NOS CONFLITOS TRABALHISTAS: ESTUDO COMPARADO INTERNACIONAL ENTRE BRASIL E POLÔNIA. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 15(3), e48172. https://doi.org/10.5902/1981369448172

Edição

Seção

Artigos científicos