Memes de internet, visualidades e discurso humorístico

Autori

  • Clícia Coelho Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Raimundo Martins

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734831728

Parole chiave:

Memes de internet, Visualidades, Humor, Heteronormatividade

Abstract

Este artigo tem por objetivo discutir regimes de visualidades reproduzidos em memes de internet, especialmente àqueles que trazem na sua constituição imagética a representação de Barbara Kely, artista amapaense que ganhou evidência na cidade de Macapá e passou a ser veiculada nesses artefatos digitais. A análise das imagens busca problematizar as relações que os memes de internet estabelecem na cultura visual midiatizada e seus desdobramentos discursivos. Contribuições teóricas de autores(as) como Mirzoeff (2016), Mitchell (2002), Shifman (2014), Bergson (2004) e Butler (2001) são utilizadas para construir um campo analítico que articula os conceitos de humor, diferença e heteronormatividade a partir da perspectiva da cultura visual.

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Biografie autore

Clícia Coelho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV) da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás-UFG

Raimundo Martins

Doutor em Educação/Artes pela Southern Illinois University (EUA), pós-doutor pela Universidade de Londres (Inglaterra) e pela Universidade de Barcelona (Espanha)

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Pubblicato

2018-04-02

Come citare

Coelho, C., & Martins, R. (2018). Memes de internet, visualidades e discurso humorístico. Revista Digital Do LAV, 11(1), 121–139. https://doi.org/10.5902/1983734831728

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