A imagem do pensamento na educação a partir da filosofia da diferença

Autores

  • Marcus Alexandre Cavalcanti UFRJ - Universidade Federal do Rio de janeiro NUTES - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
  • Eliane Cristina Tenório Cavalcanti Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde – Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde - Inutes - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Ester Sueli do Nascimento Cadengo Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ - Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde - Inutes - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Marcus Tullius Sparapani Machado Graduado em Psicologia - Universidade Veiga de Almeida - UVA -

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734838777

Palavras-chave:

Imagem, Filosofia da diferença, Pensamento

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explicitar de que forma as imagens produzidas no cotidiano escolar podem levar os alunos a produzir pensamento. O intuito é indicar que ao tangenciar as práticas pedagógicas, as imagens possibilitam outras formas de ensino-aprendizagem. Para isso utilizamos a filosofia da diferença de Deleuze e Guattari que tem interesse pela singularidade e pela multiplicidade, tal pensamento não tem como pressuposto a busca pelos universais e as totalidades como ocorre na filosofia da representação. Desse modo, pretendemos problematizar de que forma as afecções produzidas pelas imagens podem colocar o pensamento em movimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Alexandre Cavalcanti, UFRJ - Universidade Federal do Rio de janeiro NUTES - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde

Doutor em Educação em Ciência e Saúde - UFRJ

Eliane Cristina Tenório Cavalcanti, Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde – Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde - Inutes - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde - Inutes - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Ester Sueli do Nascimento Cadengo, Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ - Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde - Inutes - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ - Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde - Inutes - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Referências

DAMASCENO, V. Pensar com a arte: a estética em Deleuze. In: Viso: Cadernos de estética aplicada, v. XI, n. 20 (jan- jun/2017), pp. 135-150.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: logique de la sensation. 2 vols. Paris: Editions de la Différence, 1981.

______. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1998.

______. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

______. Espinosa: Filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

______. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

______. O abecedário de Gilles Deleuze. Vídeo. Editado no Brasil pelo Ministério de Educação, “TV Escola”, 2001.

DELEUZE, Gilles & PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

__________. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

GUATTARI, Félix. Caosmose. Um novo paradigma estético. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

GUÉRON, R. Da imagem ao clichê, do clichê à imagem –Deleuze, cinema e pensamento. Rio de Janeiro: NAU Editora. 2011. p. 138.

LUCENA Ludymylla Maria Gomes de. A gênese do conceito de imagem em Deleuze:notas sobre a imagem dogmática, a imagem pictural e a imagem cinematográfica Intuitio ISSN Porto Alegre Vol.6 – Nº. 2 Novembro p.39-48, 2013.

MACHADO, Roberto. Deleuze e a filosofia. Rio de Janeiro: Graal, 1990.

______.Deleuze e a crise do cinema clássico. Disponível em: http://www.seminariosmv.org.br/2010/textos/roberto_machado.pdf. Acesso em: 10/06/2019.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Cavalcanti, M. A., Cavalcanti, E. C. T., Cadengo, E. S. do N., & Machado, M. T. S. (2019). A imagem do pensamento na educação a partir da filosofia da diferença. Revista Digital Do LAV, 12(3), 020–030. https://doi.org/10.5902/1983734838777