Experimentações de uma docência com arte nos Anos Iniciais da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888071

Palavras-chave:

Currículo, Arte, OficinArte, Docência, DidáticArtista

Resumo

Neste artigo à docência envolvida com arte indaga acerca dos resultados que um currículo não prevê: quando estes podem ser responsáveis por uma educação que atenda questões para além da assimilação dos conteúdos programáticos? E: como a arte pode participar destes momentos? Questiona-se os modos de atuar com o currículo frente às infinitas possibilidades presentes nas forças criadoras da arte, que venham a ser traduzidas para a educação na sensibilidade de uma professora que inventa didáticas que excedem as linhas duras do currículo, com estudos fundamentados em Gilles Deleuze, Félix Guattari e Sandra Corazza. A escrita discorre sobre a elaboração e execução das OficinArtes, encontros com crianças do primeiro ano dos Anos Iniciais de uma escola da rede pública municipal. Seguimos algumas suspeitas quanto às garantias para que as crianças conquistem habilidades em sua aprendizagem. Nosso objetivo foi o de definir algumas linhas que convocam a arte como um conjunto de forças ativas. A pesquisa de doutorado, de onde se extrai este artigo, utilizou o método cartográfico que tem como característica o acompanhamento dos processos por um pesquisar atento às pistas que chegam. Problematizou-se o desdobrar de um currículo por didáticas mais potentes que capturem as crianças, é nesse aspecto que uma sala de aula pode ser uma usina de práticas responsáveis por atividades inventivas. As práticas escolares engessadas em modelos prontos exigem de uma professora que vá ao encontro de forças que alimentam uma necessidade criadora, com a arte ela poderá colocar o currículo, e tudo com o que está implicado, em movimento.

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Biografia do Autor

Emanuele Dias Lopes, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Formada no magistério, em Anos Iniciais, pelo Instituto Juvenal Miller. Em 2010 formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande no curso Letras/Português e no ano de 2014 formou-se em Letras/Francês, no mesmo ano especializou-se em Educação Infantil e Anos Iniciais. No ano de 2015, concluiu sua segunda especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional - nesse mesmo ano, fez cursos de formação voltados à área da educação e deu início, como professora/monitora de letramento no Projeto Mais Educação, projeto este que findou-se no final do primeiro semestre de 2016. Em 2018 concluiu uma especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação - TICEDU, é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. No ano de 2019 formou-se em pedagogia e é professora alfabetizadora dos anos iniciais, na rede municipal, da escola de ensino fundamental França Pinto, na cidade do Rio Grande/RS. Atualmente é doutoranda profissional em educação e tecnologia - IFSUL - Campus Pelotas - sob orientação do Prof. Dr. Alberto d'Ávila Coelho.

Alberto D'Avila Coelho, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas/ RS. Doutor e mestre em Artes Visuais. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia - EXPERIMENTA/ CNPq/ IFSUL.

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Lopes, E. D., & Coelho, A. D. (2024). Experimentações de uma docência com arte nos Anos Iniciais da Educação Básica. Revista Digital Do LAV, 17(1), e15/1–19. https://doi.org/10.5902/1983734888071