Reflexões sobre imagens em sala de aula

Autor/innen

  • Aline Da Silveira Becker Mestranda do PPGEdu/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482159

Schlagworte:

Cultura Visual, Imagens, Infância

Abstract

As imagens que habitam uma sala de aula não se restringem àquelas que os professores trazem para suas aulas. Elas são múltiplas e de diferentes origens. Que postura nós, professores da Educação Básica, temos diante delas? Ignoramos ou convivemos com elas - que atitude é a mais adequada e por quê? Precisamos considerar as diversas questões que estão envolvidas nesse processo.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

ALZER, Luiz André; CLAUDINO, Mariana. Almanaque Anos 80: Lembranças e Curiosidades de uma década muito divertida. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

BERGER, John. Modos de Ver. Lisboa: Edições 70/Martins Fontes, 1982.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Educação e Cultura Visual: Uma trama entre imagem e infância. Tese de Doutoramento. Porto Alegre, UFRGS, 2005.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Nomeações do “outro” Jovem na Cultura Midiática. In: Colóquio sobre questões curriculares, 7, 2006, Braga; Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares, 3, 2006, Braga. Globalização e (Des)igualdades: os desafios

curriculares: actas. Braga: Universidade do Minho, 2006. 1 CD-ROM. P.842-858.

GIROUX, Henry. Memória e Pedagogia no maravilhoso mundo Disney. IN: Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes,

GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. Infância, Memória e Cinema: nas Imagens das origens a origem da Imagem. In: LARROSA, Jorge; CASTRO TEIXEIRA, Inês Assunção de; LOPES, José de Souza Miguel. A Infância vai ao Cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

HALL, Stuart. Identidades Culturais na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: Proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

______. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

RICHARD, Nelly. Estudios Visuales y Políticas de la Mirada. IN: DUSSEL, Inês; GUTIERREZ, Daniela (Org.) Educar la mirada: políticas y pedagogías de la imagen. Buenos Aires: Flacso, OSDE, 2006.

ROSE, Gillian. Visual Methodologies: Na Introduction to the interpretation of visual materials. London: SAGE Publications, 2001.

STEINBERG, Shirley: KINCHELOE, Joe (org) Cultura Infantil: A Construção Corporativa da Infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

______. Kindercultura: a construção corporativa da infância pelas grandes corporações. IN: SILVA, Luis (org.) Identidade Social e Construção de Conhecimento. Porto Alegre: SMED, 1997.

VAN GOGH, Vincent. Cartas a Théo. Porto Alegre, L&PM, 2002.

WOLF, Francis. Por trás do Espetáculo: O Poder das Imagens. IN: NOVAES, Adauto (org.) Muito além do Espetáculo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

BERGMAN, Ingmar. Fanny e Alexander. Produção de Jörn Donner. Direção de Ingmar Bergman. Suécia/França/Alemanha. Cinematograph AB, 1982. DVD, 188 minutos. Drama. Colorido.

KROFFT, Marty. O Elo Perdido. Produção e direção de Sid e Marty Krofft. Estados Unidos, Sid & Marty Krofft Television Productions, 1974 – 1977. DVD, 305 minutos – 43 episódios. Aventura. Colorido.

SPIELBERG, Steven. Gremlins. Produzido por Steven Spielberg. Dirigido por Joe Dante. Estados Unidos, Warner Bros, 1984. DVD, 106 minutos. Terror. Colorido.

Veröffentlicht

2010-10-25

Zitationsvorschlag

Becker, A. D. S. (2010). Reflexões sobre imagens em sala de aula. Revista Digital Do LAV, 1(1), 045–057. https://doi.org/10.5902/198373482159

Ähnliche Artikel

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.