Pensando a educação infantil a partir de imagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734843856

Palavras-chave:

educação infantil, imagens, visualidades, currículo.

Resumo

O presente artigo focaliza o uso de imagens na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Esse exercício de escrita se preocupa em questionar sobre como as crianças constroem imagens, além de pensar em como as professoras e professores dessa etapa da Educação Básica vem utilizando as imagens como recursos metodológicos. Para isso, desenvolvemos um breve estudo acerca da concepção de criança apresentada no documento curricular de Goiânia para a Educação Infantil. Também realizamos uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos estudos de Cunha (2007), Martins (2010) e Derdyk (2015) que abordam o uso de imagens na educação da primeira infância e as formas de se pensar o desenho na Educação Infantil. Dessa forma, evidenciamos o modo como as imagens contribuem para a construção de imaginários e discutimos sua importância e potencialidade nos processos de ensino do público infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Mendes Moreira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV-UFG). Especialisata em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  

Carla Luzia de Abreu, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora na Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV-UFG) e nos cursos de Licenciatura de Artes Visuais e Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG). Doutora em "Artes Visuales y Educación" (2014), pela Universidad de Barcelona (UB, Espanha), em regime de Cotutela com o programa de pós-graduação Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

CUNHA, S. R. V. Como vai a arte na educação infantil. In: Revista de Educação Presente. CEAP, Salvador: v. 56, p. 4-12, 2007.

DERDYK, E. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. 5. Ed. – Porto Alegre, RS: Editora Zouk, 2015.

GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Infâncias e Crianças em Cena: por uma Política de Educação Infantil para a Rede Municipal de Goiânia. Goiânia: SME, DEPE, DEI, 2014.

HERNÁNDEZ, F. Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da cultura. In:

MARTINS, R.; TOURINHO, I. Processos & Práticas de Pesquisa em Cultura Visual & Educação. Santa Maria: UFSM, 2013.

MARTINS, A. F. Toda criança desenha... Toda criança desenha?! In:

MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Org.). Cultura Visual e Infância. Santa Maria: Editora UFSM, 2010.

MIRZOEFF, N. O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital, v. 18, n. 4, p. 745-768, 2016.

OSTETTO, L. E. No tecido da documentação, memória, identidade e beleza. In: OSTETTO, L. E. (Org.). Registros na educação infantil: Pesquisa e prática pedagógica. Campinas, SP: Editora Papirus, 2017.

ROSE, G. Visual Methodologies: An Introduction to the interpretation of visual materials. London: SAGE Publications, 2001.

SAMAIN, E. As imagens não são bolas de sinuca. Como pensam as imagens. In: SAMAIN, E. (Org.). Como pensam as imagens. São Paulo: Editora UNICAMP, 2014.

Downloads

Publicado

2021-04-29

Como Citar

Moreira, N. M., & Abreu, C. L. de. (2021). Pensando a educação infantil a partir de imagens. Revista Digital Do LAV, 14(1), 089–102. https://doi.org/10.5902/1983734843856