Cultura Visual: provocações imagéticas

Autores

  • Daniela Linck Diefenthäler Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482154

Palavras-chave:

Imaginário, Cultura visual, Infância

Resumo

O seguinte artigo deriva da pesquisa: “Eram muitas casas – provocando o imaginário infantil”, que venho desenvolvendo em minha dissertação de Mestrado, na qual busco investigar como as crianças estão construindo seus imaginários mediados pela cultura visual. Tal estudo se configura através de uma pesquisa que utiliza alguns pressupostos etnográficos, bem como uma investigação sobre os artefatos visuais endereçados à infância, aportes teóricos dos Estudos da Cultura Visual e dos Estudos Pós-estruturalistas em Educação. Minha discussão aqui é em relação aos artefatos visuais a que as crianças têm acesso. Para tanto julguei pertinente realizar uma pesquisa visual acerca da imagem da casa presente em artefatos culturais direcionados à infância como livros e filmes infantis, brinquedos, desenhos animados, imagens dos livros para colorir, algumas casas na história da arte, casas de animais, dentre outros, pois entendo que suas construções visuais são baseadas nos referentes culturais com que elas convivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Linck Diefenthäler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Cultura Visual e Infâncias do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/RS

Referências

BECKER. Aline da Silveira. In: Seminário Internacional Identidade Cultural e Ensino de Arte, Revista VI, 1996, Porto Alegre. p. 55

BUORO. Anamélia Bueno, Olhos que pintam – a leitura de imagem no ensino da arte.São Paulo: Cortez, 2002.

CUNHA. Susana Rangel Vieira da, Cor, som e movimento – A expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 1999.

____. Pedagogias de Imagens. In: DORNELLES, Leni Vieira (Org.) Produzindo pedagogias interculturais na infância. Petrópolis, 2007. pp. 113-145.

DORNELLES. Leni Vieira, Infâncias que nos escapam – da criança de rua à infância cyber. Petrópolis, 2005.

HERNÁNDEZ. Fernando, Catadores da cultura visual. Porto Alegre: Mediação, 2007.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo – Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

LAMAS, Nadja de Carvalho. Revisitamento – Intenção poiética que se materializa na poética. In: Anais. 20º Seminário Nacional de Arte e Educação. Montenegro/RS, Fundarte, 2006.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e de ódio. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MARTINS. Mirian Celeste, Mediação: provocações estéticas. São Paulo: Unesp, 2005.

____ . Didática do Ensino de Arte. São Paulo: FTD, 1998.

NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

PILLOTTO. Silvia Sell Duarte. Reflexões sobre o ensino das artes. Joinville: Univille, 2001.

Downloads

Publicado

2010-10-25

Como Citar

Diefenthäler, D. L. (2010). Cultura Visual: provocações imagéticas. Revista Digital Do LAV, 1(1), 100–115. https://doi.org/10.5902/198373482154