O quê as (pessoas que ensinam com) imagens realmente querem?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734842594Palavras-chave:
educação da cultura visual, imagens, práticas educativasResumo
No presente artigo expomos uma reflexão sobre as práticas educativas da cultura visual ou educação da cultura visual (Dias, 2012) sob o questionamento “o quê as (pessoas que ensinam com) imagens realmente querem?”, adaptado da pergunta que Mitchell (2017) faz quando disse: o que as imagens realmente querem? Compreendemos que as imagens, quando utilizadas nas práticas educativas, tornam-se tanto recursos pedagógicos quanto ferramentas metodológicas cujos caminhos e possibilidades se desdobram à medida que os sujeitos se envolvem na produção de conhecimento. Assim, nossa discussão pauta-se em compreender o quê realmente desejam as pessoas que realizam trabalhos pedagógicos com imagens, pensando as imagens a partir do viés dos estudos da cultura visual.
Downloads
Referências
AGUIRRE, Imanol. Entorno de aprendizagem entre jovens produtores de Cultura Visual: traços e características. In: MARTINS, Raimundo e TOURINHO, Irene (Orgs.) Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014, p.247-274.
BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Ministério de Educação - MEC, 1996.
CAMPOS, Ricardo. Juventude e visualidade no mundo contemporâneo: Uma reflexão em torno da imagem nas culturas juvenis. Sociologia, Problemas e Práticas. n.63. 2010. p. 113– 137.
DIAS, Belidson. Arrastão: o cotidiano espetacular e práticas pedagógicas críticas. In: MARTINS, R. TOURINHO, I. (Orgs.) Cultura das Imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Ed. UFSM, 2012, p.55-73.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1989.
MARTÍNEZ LUNA, Sergio. De mostrar el ver a la imagen que se muestra. El ornitorrinco tachado: Revista de Artes Visuales, n. 6, nov. 2017, p. 107-118.
MITCHELL, W. J. T. O que as imagens realmente querem? In: ALLOA, E. (Org.) Pensar a Imagem. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 165 -189.
PORRES PLA, Alfred. 9 nubes: nueve anotaciones flotantes en torno a la investigación con jóvenes como productores de cultura visual en contextos educativos. In: AGUIRRE, I. (org.) + q knsmidrs d imgns: Mapeando evaluando la investigación sobre jóvenes productores de cultura visual. mor thN img cnsmrs: Mapping and Evaluating Research on Young People as Visual Culture Producers. Pamplona: Pamiela-Edarte (UPNA), 2015, p. 95-113.