O quê as (pessoas que ensinam com) imagens realmente querem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734842594

Palavras-chave:

educação da cultura visual, imagens, práticas educativas

Resumo

No presente artigo expomos uma reflexão sobre as práticas educativas da cultura visual ou educação da cultura visual (Dias, 2012) sob o questionamento “o quê as (pessoas que ensinam com) imagens realmente querem?”, adaptado da pergunta que Mitchell (2017) faz quando disse: o que as imagens realmente querem? Compreendemos que as imagens, quando utilizadas nas práticas educativas, tornam-se tanto recursos pedagógicos quanto ferramentas metodológicas cujos caminhos e possibilidades se desdobram à medida que os sujeitos se envolvem na produção de conhecimento. Assim, nossa discussão pauta-se em compreender o quê realmente desejam as pessoas que realizam trabalhos pedagógicos com imagens, pensando as imagens a partir do viés dos estudos da cultura visual.

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Biografia do Autor

Juan Sebastián Ospina Álvarez, Universidade Paulista - UNIP; Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Design e Criação Interativa e bacharel em Design Visual pela Universidad de Caldas na Colômbia. Docente de Design Gráfico, Jornalismo e Marketing e Propaganda na Universidade Paulista - UNIP.

Nayara Joyse Silva Monteles

Mestra em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Docente Substituta da Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais - UFG.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Ospina Álvarez, J. S., & Monteles, N. J. S. (2020). O quê as (pessoas que ensinam com) imagens realmente querem?. Revista Digital Do LAV, 13(3), 054–064. https://doi.org/10.5902/1983734842594