As experiências narrativas nas artesanias de imagens de si e suas potencialidades formativas: tessituras do tempo e da memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734870098

Palavras-chave:

Tempo, Memórias artesaniadas por idosos, Narrativa de imagens

Resumo

Este artigo é decorrente de um (re)visitamento aos registros de um quadro têxtil com imagens criadas por idosos como apresentação de si articulado com um diário da experiências produzido pela pesquisadora, acionando reflexivamente conceitos sobre memória e tempo. Estudo de abordagem cartográfica que se desdobra a partir de uma pesquisa narrativa, num espaço/tempo de educação não formal com um grupo de idosos, mobilizado pelas questões: como o tempo e a memória estão imbricados às experiências narrativas nas artesanias das imagens de si? E como essas experiências a partir do tecer podem potencializar as práticas formativas de seus sujeitos? O tecer memórias de vidas escritas de modo artesaniado geraram reflexões sobre as imagens criadas, considerando seus fluxos entre tempo e memória na busca de  (re)conhecer os sujeitos envolvidos no projeto como reconstrutores de olhares sobre suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Fraga da Costa, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade, pela Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE, Mestre em Educação, 2019- UNIVILLE, Licenciada em Artes Visuais, 2016 - UNIVILLE. Bolsista CAPES, vinculada aos projetos: Deslocamentos de Linguagens e Interfaces Culturais - PPG Patrimônio Cultural e Sociedade- UNIVILLE e Educação, experiência e sensibilidade nas práticas educativas - EDUSENPE- PPGE UNIVILLE. Integrante dos Grupos de Estudos 'Imbricamentos de Linguagens' e do Núcleo de pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, vinculados a Universidade da Região de Joinville -UNIVILLE. Integrante voluntária do Projeto de Pesquisa DZart: investigação acerca das possibilidades metodológicas do Design e seus usos nos processos de artesanias, no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, câmpus Itajaí- SC.

Taiza Mara Rauen Moraes, Universidade da Região de Joinville UNIVILLE

Possui graduação em Letras pela Universidade do Contestado/SC, mestrado e doutorado ( área de concentração Teoria da Literatura) em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular da Universidade da Região de Joinville no curso de licenciatura/bacharelado em Letras, ministrando as disciplinas: Literatura Brasileira I e II , Crítica Literária, Estudos do Cânone Literário e no Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade -PRPPG, ministra as disciplinas: Seminários de Produção Científica I, Cultura Visual e Verbal, Memória e Identidade e Estudos Avançados em Memória Linguagem e Identidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura - contação de histórias, leitura - incentivo - formação de leitores, linguagens do cinema; crítica e memória. Editora Chefe da Revista digital "Confluências Culturais", vinculada ao Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultural - PRPPG/UNIVILLE .Coordena o Comitê PROLER Joinville e o Programa Institucional de Incentivo à Leitura - PROEX /PROLER/ UNIVILLE. Coordena o projeto Deslocamentos de linguagens e interfaces culturais (DESLISE I /FAP UNIVILLE), líder do Grupo de Pesquisa Imbricamentos de Linguagens (CNPq) - http://imbricamentos.blogspot.com.br, atuante desde 29/03/2012. Pesquisadora da rede iiLer - Cátedra da Unesco/PUC/Rio.

Referências

BARTHES, Roland. Escrever a leitura. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. p. 26-42.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. vol. 1. (Obras Escolhidas). São Paulo: Editora Brasiliense, 2012. p. 213-240.

BERGSON, Henri. A evolução criadora. [Tradução Bento Prado Neto]. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.

DELEUZE, Gilles. Conversações. [Tradução de Peter Pál Pelbart]. 3. ed. (Coleção TRANS). São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. [Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes]. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. [Tradução de Antonio Piquet e Roberto Machado]. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. v. 1, 2. ed. [Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa]. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. v. 3, 2. ed. [Tradução de Antônio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik]. São Paulo: Editora 34, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. [Tradução de Vera Ribeiro]. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Falenas: ensaios sobre a aparição 2. [Tradução de Antônio Preto, Eduardo Brito, Mariana Pinto dos Santos, Rui Pires Cabral e Vanessa Brito] . Lisboa: KKYM, 2015.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. [Tradução Cristina Antunes]. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

MAFFESOLI, Michel. Ecosofia: uma ecologia para nosso tempo. [Tradução Fernando Santos]. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da. (org.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 102-130.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Experiência vivida, experiência narrada: potencialidades da pesquisa-formação. Faculdade de educação UNICAMP. Vídeo do YouTube, em 12 out. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b1nb9O9JkQ8. Acesso em: 12 out. 2020.

PELBART, Peter Pál. O tempo não-reconciliado. (Coleção Estudos). São Paulo: Perspectiva, 2015.

PETRYKOWSKI PEIXE, Rita Inês. et al. Projeto Desol na promoção da inovação social de empreendimentos em artesania. In: SIMPÓSIO

PARANAENSE DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 5, 2014, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Anais do 5º Simpósio Paranaense de Design Sustentável, 05 de dezembro 2014, p. 41-47. Disponível em: http://media.wix.com/ugd/1c59dd_80ca92a1c5834b6594197c5fdf73ce1f.pdf . Acesso em: 14 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Costa, R. de C. F. da, & Moraes, T. M. R. (2022). As experiências narrativas nas artesanias de imagens de si e suas potencialidades formativas: tessituras do tempo e da memória . Revista Digital Do LAV, 15, e20/1–14. https://doi.org/10.5902/1983734870098