The experiences narratives in the formative artesanias of images of itself and its potentialities: tessituras of the time and the memory

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734870098

Keywords:

Time, Memories crafted by the elderly, Narrative of images

Abstract

This article is the result of a (re)visit to the records of a textile frame with images created by the elderly as a presentation of themselves articulated with a diary of the experiences produced by the researcher, reflexively triggering concepts about memory and time. Cartographic approach study that unfolds from a narrative research, in a space/time of non-formal education with a group of elderly, mobilized by the questions: how is time and memory intertwined with narrative experiences in the artisans of the images themselves? And how can these experiences from the weaver enhance the training practices of their subjects? The weaving memories of lives written artfully generated reflections on the created images, considering their flows between time and memory in the search for  (re)meet the subjects involved in the project as reconstructors of looks on their lives.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rita de Cássia Fraga da Costa, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade, pela Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE, Mestre em Educação, 2019- UNIVILLE, Licenciada em Artes Visuais, 2016 - UNIVILLE. Bolsista CAPES, vinculada aos projetos: Deslocamentos de Linguagens e Interfaces Culturais - PPG Patrimônio Cultural e Sociedade- UNIVILLE e Educação, experiência e sensibilidade nas práticas educativas - EDUSENPE- PPGE UNIVILLE. Integrante dos Grupos de Estudos 'Imbricamentos de Linguagens' e do Núcleo de pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, vinculados a Universidade da Região de Joinville -UNIVILLE. Integrante voluntária do Projeto de Pesquisa DZart: investigação acerca das possibilidades metodológicas do Design e seus usos nos processos de artesanias, no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, câmpus Itajaí- SC.

Taiza Mara Rauen Moraes, Universidade da Região de Joinville UNIVILLE

Possui graduação em Letras pela Universidade do Contestado/SC, mestrado e doutorado ( área de concentração Teoria da Literatura) em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular da Universidade da Região de Joinville no curso de licenciatura/bacharelado em Letras, ministrando as disciplinas: Literatura Brasileira I e II , Crítica Literária, Estudos do Cânone Literário e no Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade -PRPPG, ministra as disciplinas: Seminários de Produção Científica I, Cultura Visual e Verbal, Memória e Identidade e Estudos Avançados em Memória Linguagem e Identidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura - contação de histórias, leitura - incentivo - formação de leitores, linguagens do cinema; crítica e memória. Editora Chefe da Revista digital "Confluências Culturais", vinculada ao Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultural - PRPPG/UNIVILLE .Coordena o Comitê PROLER Joinville e o Programa Institucional de Incentivo à Leitura - PROEX /PROLER/ UNIVILLE. Coordena o projeto Deslocamentos de linguagens e interfaces culturais (DESLISE I /FAP UNIVILLE), líder do Grupo de Pesquisa Imbricamentos de Linguagens (CNPq) - http://imbricamentos.blogspot.com.br, atuante desde 29/03/2012. Pesquisadora da rede iiLer - Cátedra da Unesco/PUC/Rio.

References

BARTHES, Roland. Escrever a leitura. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. p. 26-42.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. vol. 1. (Obras Escolhidas). São Paulo: Editora Brasiliense, 2012. p. 213-240.

BERGSON, Henri. A evolução criadora. [Tradução Bento Prado Neto]. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.

DELEUZE, Gilles. Conversações. [Tradução de Peter Pál Pelbart]. 3. ed. (Coleção TRANS). São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. [Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes]. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. [Tradução de Antonio Piquet e Roberto Machado]. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. v. 1, 2. ed. [Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa]. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. v. 3, 2. ed. [Tradução de Antônio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik]. São Paulo: Editora 34, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. [Tradução de Vera Ribeiro]. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Falenas: ensaios sobre a aparição 2. [Tradução de Antônio Preto, Eduardo Brito, Mariana Pinto dos Santos, Rui Pires Cabral e Vanessa Brito] . Lisboa: KKYM, 2015.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. [Tradução Cristina Antunes]. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

MAFFESOLI, Michel. Ecosofia: uma ecologia para nosso tempo. [Tradução Fernando Santos]. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da. (org.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 102-130.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Experiência vivida, experiência narrada: potencialidades da pesquisa-formação. Faculdade de educação UNICAMP. Vídeo do YouTube, em 12 out. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b1nb9O9JkQ8. Acesso em: 12 out. 2020.

PELBART, Peter Pál. O tempo não-reconciliado. (Coleção Estudos). São Paulo: Perspectiva, 2015.

PETRYKOWSKI PEIXE, Rita Inês. et al. Projeto Desol na promoção da inovação social de empreendimentos em artesania. In: SIMPÓSIO

PARANAENSE DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 5, 2014, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Anais do 5º Simpósio Paranaense de Design Sustentável, 05 de dezembro 2014, p. 41-47. Disponível em: http://media.wix.com/ugd/1c59dd_80ca92a1c5834b6594197c5fdf73ce1f.pdf . Acesso em: 14 abr. 2022.

Published

2022-11-18

How to Cite

Costa, R. de C. F. da, & Moraes, T. M. R. (2022). The experiences narratives in the formative artesanias of images of itself and its potentialities: tessituras of the time and the memory . Revista Digital Do LAV, 15, e20/1–14. https://doi.org/10.5902/1983734870098