Sarau do João Cabral: Abordando identidade e diferença através das artes na escola.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734837649Palavras-chave:
Identidade, Diferença, Educação, Música, ArteResumo
O artigo objetiva partilhar e fundamentar sob o ângulo dos Estudos Culturais as experiências pedagógicas vivenciadas durante a preparação e realização do Sarau do João Cabral: Falado, Cantado e Amostrado que, por sua vez, fez parte de uma pesquisa maior de Mestrado. O sarau é apresentado como uma atividade capaz de fomentar uma aproximação com a localização social dos discentes sendo especialmente adequado para dar visibilidade para o tema da identidade e diferença. Ao longo da exposição, defendemos junto com Silva (2018) a relevância da escola problematizar questões do campo da identidade e diferença; a indissociabilidade de identidade e diferença e o caráter performativo da identidade. À essas considerações teóricas, somamos dados coletados e reflexões emanados da pesquisa participante. Concluímos sublinhando a validade do sarau para fazer emergir de forma mais complexa o problema das identidades, bem como reforçando a aula de artes como espaço privilegiado para tanto.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. HORKHEIMER, M. A dialética do esclarecimento: Fragmentos filosóficos, 1947. Disponível em: https://nupese.fe.ufg.br/up/208/o/fil_dialetica_esclarec.pdf. Acesso em: 18 de fev. 2019.
BENJAMIM, W. Magia e técnica, arte e política: Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura. Obras escolhidas, v. 1, 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
BEZERRA, M. D. As aulas de música enquanto espaço de formação crítica e identitária: da Localização Social dos Sujeitos às Pedagogias que Fazem Sentido no Chão da Escola. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes.
Universidade Federal do Ceará. Instituto de cultura e Arte. Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/mydspace. Acesso em: 05 mar. 2019.
BRANDÃO, C. R. Participar-pesquisar. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Repensando a pesquisa participante. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 7-14.
BRONZATTO, M. et al. O professor, o aluno, a escola e a sociedade contemporânea: uma pesquisa com professores e alunos da Rede Pública Estadual da cidade de Mogi Mirim, SP. Pesquisa em Foco, São Luís, v. 20, n. 2, p. 98-118, 2015.
CEARÁ. Lei Estadual nº 78, de 29 de junho de 2009. Dispõe sobre s criação da Região Metropolitana do Cariri, cria o Conselho de Desenvolvimento e Integração e o Fundo de Sarau do João Cabral: abordando identidade e diferença através das artes na escola Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Cariri (FDMC), altera a composição de microrregiões do estado do Ceará e dá outras providências. Diário Oficial do estado do Ceará. Fortaleza, 3 jul. 2009. Disponível em:
http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20090703/do20090703p01.pdf#page=1. Acesso em: 15 mar. 2019.
COSTA, J. H. A atualidade da discussão sobre a indústria cultural em Theodor W. Adorno. Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, n. 2, p. 135-154, mai./ago. 2013.
DIAS, B. et al. Looking at New Trends and Policies in Latin America Art Education. In: BARTON, G.; BAGULEY, M. (editors). The palgrave handbook of global arts education. Londres: Palgrave Macmillam, p. 157-170, 2017.
DICIO. Dicionário on-line de Português. 2009-2018. Disponível em: https://www.dicio.com.br/banjo/. Acesso em: 03 mar. 2019.
DUARTE JÚNIOR, J. F. Fundamentos Estéticos da Educação. Universidade de Uberlândia. São Paulo: Cortez. Autores Associados. Uberlândia, MG, 1981.
ENNES, M. A. MARCON, F. Das identidades aos Processos Identitários: repensando conexões entre Cultura e Poder. Sociologias. Porto Alegre, ano 16, n. 35, p. 274-305, jan./abr. 2014, Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/v16n35/a10v16n35.pdf.
Acesso em: 25 fev. 2019.
ESCHER, F. A construção social do gosto, no cinema e na vida. Revista Alimentação e Cultura. 2012. Disponível em: http://www.slowfoodbrasil.com/textos/alimentacao-ecultura/570-fabiano-escher. Acesso em: 29 mar. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 36.ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2014.
HALL, S. A identidade cultura na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
MINAYO, M. C. S. (org.). GOMES, R.; DESLANDES, F. S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
PORTAL da Secretaria de Educação do Ceará. SPAECE. Governo do Estado do Ceará, 2019. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/spaece/. Acesso em: 22 mar. 2019.
PORTAL do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica no Ceará. SPAECE. CAeD. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2017-2019. Disponível em: http://www.spaece.caedufjf.net/. Acesso em: 22 mar. 2019.
SILVA, F.G. et al. Saraus Contemporâneos: A Importância dos Saraus Como Espaço Político de Socialização. Cadernos CESPUC, Belo Horizonte, n. 29, 2016. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwi88_ntwOTXAhVGKCYKHY66AFcQFggoMAA&url=http%3A%2F%2Fperiodicos.pucminas.br%2Findex.php%2Fcadernoscespuc%2Farticle%2FviewFile%2F14374%2F11254&usg=AOvVaw2t_lqNY6F0IAN3K0LO861G. Acesso em: 5 mar. 2019.
SILVA, T. T. (Org.). HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. Reimpressão: 2018.
SOUZA, J. C. Práticas docentes na contemporaneidade: Uma Reflexão com Professores de Artes sobre Meio Ambiente, Multiculturalismo e Cultura Visual. Monografia (Especialização em Ensino e Percursos Poéticos) - Universidade Federal de Pelotas, UFPEL. Pelotas, RS. 2013.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008.
WEIXTER, R. R. A catarse musical na reeducação dos sentidos: formação, música e educação em Theodor Adorno e Georges Snyders. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2016.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica conceitual. In: SILVA, T. S. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2018. p. 7-72.