Sarau do João Cabral: Abordando identidade e diferença através das artes na escola.

Autores

  • Maria das Dores Bezerra Escola Sinobilina Peixoto - Prefeitura Municipal de Crato. https://orcid.org/0000-0001-6664-2709
  • Rita Helena Sousa Ferreira Gomes Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837649

Palavras-chave:

Identidade, Diferença, Educação, Música, Arte

Resumo

O artigo objetiva partilhar e fundamentar sob o ângulo dos Estudos Culturais as experiências pedagógicas vivenciadas durante a preparação e realização do Sarau do João Cabral: Falado, Cantado e Amostrado que, por sua vez, fez parte de uma pesquisa maior de Mestrado. O sarau é apresentado como uma atividade capaz de fomentar uma aproximação com a localização social dos discentes sendo especialmente adequado para dar visibilidade para o tema da identidade e diferença. Ao longo da exposição, defendemos junto com Silva (2018) a relevância da escola problematizar questões do campo da identidade e diferença; a indissociabilidade de identidade e diferença e o caráter performativo da identidade. À essas considerações teóricas, somamos dados coletados e reflexões emanados da pesquisa participante. Concluímos sublinhando a validade do sarau para fazer emergir de forma mais complexa o problema das identidades, bem como reforçando a aula de artes como espaço privilegiado para tanto.

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Biografia do Autor

Maria das Dores Bezerra, Escola Sinobilina Peixoto - Prefeitura Municipal de Crato.

Graduada em Pedagogia (Universidade Regional do Cariri, Crato-CE). Especialista em Psicopedagogia e em Gestão Escolar (Faculdade Kurius). Mestre em Arte pelo Programa de Mestrado Profissional em Arte (PofArte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE). Membro do Grupo de Pesquisa em Música - PESQUISAMUS. Tutora a distância na Universidade Aberta do Brasil - UAB, no Instituto de Tecnologia, Ciência e Educação do Ceará. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino em Crato - CE (Escola Sinobilina Peixoto).

Rita Helena Sousa Ferreira Gomes, Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000) , Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), desfrutou de bolsa PDEE na Université du Quebec à Montréal durante o ano de 2005 e concluiu o Doutorado em Filosofia na UFMG (2007). É professora adjunta da UFC/Sobral desde 2007, sendo responsável pelo setor de estudos Filosofia Geral. Faz parte do quadro docente do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes)/Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Púbicas, Campus Sobral. Ministra diversas disciplinas vinculadas à filosofia nos cursos de graduação em Psicologia, Música, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação. Coordena dois projetos de extensão nos quais filosofia e arte são associadas em vistas do desenvolvimento da sensibilidade e da criticidade dos beneficiados. Ainda nesta seara interdisciplinar, trabalha com o projeto de pesquisa "Ainda somos cartesianos: reflexões sobre a cisão razão e sensibilidade e a dificuldade de inserção da arte na escola". Por sua aproximação com temas de filosofia, arte e educação, foi aceita como Professora Visitante da Simon Fraser University (SFU) em Vancouver/Canadá pelo período de agosto de 2014 à agosto de 2015. Faz parte do grupo de pesquisa, sediado no Canadá, MODAL, cuja líder é a professora Dra. Susan ONeill e do grupo nacional pesquisaMUS.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Bezerra, M. das D., & Sousa Ferreira Gomes, R. H. (2019). Sarau do João Cabral: Abordando identidade e diferença através das artes na escola. Revista Digital Do LAV, 12(2), 231–250. https://doi.org/10.5902/1983734837649