João Cabral’s soirée: approaching identity and difference in the arts at school

Authors

  • Maria das Dores Bezerra Escola Sinobilina Peixoto - Prefeitura Municipal de Crato. https://orcid.org/0000-0001-6664-2709
  • Rita Helena Sousa Ferreira Gomes Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837649

Keywords:

Identity, Difference, Education, Music, Art

Abstract

This paper aims to share and theoretically sustain, according to Cultural Studies, the pedagogical experiences that surrounded João Cabral’s Soirée: Speaking, Singing and Showing, part of a master’s thesis study. The soirée is presented as an activity capable of approximating students’ social localization, being especially adequate to make visible the theme of identity and difference. Throughout this article we support, based on Silva (2018), the importance for the school to problematize issues of identity-difference; the inseparability of identity and difference; and, the performative character of identity. We added to these theoretical considerations collected data and reflections from our participant-research. We conclude underlining the validity of the soirée to deal in a more complex manner with the identity-difference issues and highlighting the arts classes as a privileged space for it.

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Author Biographies

Maria das Dores Bezerra, Escola Sinobilina Peixoto - Prefeitura Municipal de Crato.

Graduada em Pedagogia (Universidade Regional do Cariri, Crato-CE). Especialista em Psicopedagogia e em Gestão Escolar (Faculdade Kurius). Mestre em Arte pelo Programa de Mestrado Profissional em Arte (PofArte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE). Membro do Grupo de Pesquisa em Música - PESQUISAMUS. Tutora a distância na Universidade Aberta do Brasil - UAB, no Instituto de Tecnologia, Ciência e Educação do Ceará. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino em Crato - CE (Escola Sinobilina Peixoto).

Rita Helena Sousa Ferreira Gomes, Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000) , Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), desfrutou de bolsa PDEE na Université du Quebec à Montréal durante o ano de 2005 e concluiu o Doutorado em Filosofia na UFMG (2007). É professora adjunta da UFC/Sobral desde 2007, sendo responsável pelo setor de estudos Filosofia Geral. Faz parte do quadro docente do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes)/Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Púbicas, Campus Sobral. Ministra diversas disciplinas vinculadas à filosofia nos cursos de graduação em Psicologia, Música, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação. Coordena dois projetos de extensão nos quais filosofia e arte são associadas em vistas do desenvolvimento da sensibilidade e da criticidade dos beneficiados. Ainda nesta seara interdisciplinar, trabalha com o projeto de pesquisa "Ainda somos cartesianos: reflexões sobre a cisão razão e sensibilidade e a dificuldade de inserção da arte na escola". Por sua aproximação com temas de filosofia, arte e educação, foi aceita como Professora Visitante da Simon Fraser University (SFU) em Vancouver/Canadá pelo período de agosto de 2014 à agosto de 2015. Faz parte do grupo de pesquisa, sediado no Canadá, MODAL, cuja líder é a professora Dra. Susan ONeill e do grupo nacional pesquisaMUS.

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Published

2019-08-01

How to Cite

Bezerra, M. das D., & Sousa Ferreira Gomes, R. H. (2019). João Cabral’s soirée: approaching identity and difference in the arts at school. Revista Digital Do LAV, 12(2), 231–250. https://doi.org/10.5902/1983734837649