Programa Educar para uma Cidade Sustentável: uma análise transdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471094

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Transdisciplinaridade, Prática educativa

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo verificar se as ações do Programa Educar para uma Cidade Sustentável da cidade do Recife, têm se configurado como práticas sustentáveis numa lógica transdisciplinar. Com relação aos procedimentos metodológicos fizemos opção pela abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados foram coletados por meio da análise documental, nomeadamente do Programa Educar para uma Cidade Sustentável pesquisados no site da Prefeitura do Recife. A análise dos dados foi realizada pela técnica de Análise de Conteúdo temático-categorial. Os resultados permitiram concluir que Programa Educar para uma Cidade Sustentável, traz um exemplo prático de uma ação educativa transdisciplinar, aplicada com êxito, que leva em consideração os assuntos ambientais inseridos ao contexto local, de maneira lúdica e criativa. É um exemplo que nos mostra que o investimento em um programa ou projeto estratégico, com objetivos, diretrizes e metas bem definidas que trazem bons frutos e podem ser replicados em outros municípios do Brasil.

Biografia do Autor

Janaina Almeida de Macêdo, Universidade de Pernambuco

Mestranda em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco - UPE, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Especialista em Direito Educacional; Analista de Desenvolvimento Ambiental da Prefeitura Municipal de Recife, professora da Prefeitura Municipal de Recife. Tem vasta experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental. Foi Gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife; Gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo de Pernambuco; Chefe de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Gestora de Monitoramento e Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife; Atuou como Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco - CIEA; foi membro suplente do Conselho Municipal de Educação de Recife - CME.

Maria de Fátima Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco

Professora Associada/Livre-Docente da Universidade de Pernambuco. Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2004),com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal-FCT.Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2008-2011),com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal-FCT. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e em Letras (Vernáculo e Francês) pela Universidade Católica de Pernambuco (1983). É coordenadora do subprojeto Pibid de Pedagogia- Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte.Foi professora colaboradora da Universidade da Ilha da Madeira-Portugal, no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica de 2005 a 2011. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional e do Grupo de Pesquisas: O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire. É coordenadora do Laboratório Pedagógico Brinquedoteca Universitária da Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Exerceu a função de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco no período de agosto de 2014 a março de 2019. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco-PPGE-UPE. Docente permanente do Doutorado Acadêmico da Rede Rede Nordeste de Ensino-RENOEN em associação com a UFRPE, UFS,UFAL, UEPB, UFC, IFCE, UESB. Docente permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (GDLS) da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco - FCAP-UPE. Exerceu a função de Vice-Coordenadora do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste/ FORPRED/ Nordeste de 2015 a 2019. Foi gerente da Educação de Jovens e Adultos na Secretária de Educação do Estado de Pernambuco (2011). Tem larga experiência na elaboração de projetos científicos. Foi chefe de departamento do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte (1997-1999). Atuou em todas as etapas da Educação Básica, inclusive como coordenadora pedagógica. Tem experiência na área de Educação atuando, na Formação de Professores(as) com desdobramentos referentes às epistemologias e práticas educativas voltadas para a Trandisciplinaridade e a Interdisciplinaridade na educação básica e superior, à Formação Inicial e Continuada de Professores(as); às Práticas Pedagógicas da Educação Básica e da Educação Superior, considerando o exercício de ensinar e de apreender, por meio da ação pedagógica; Pedagogia Freiriana, voltada para aspectos culturais, sociais e humanos e para o processo de ensino e de aprendizagem; Educação e Currículo; Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil; Estudos voltados para registros e difusão de brinquedos e brincadeira; Estudos sobre a importância de Brinquedotecas como espaços de mediação e aprendizagens.

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Publicado

2024-02-19

Como Citar

Macêdo, J. A. de, & Silva, M. de F. G. da. (2024). Programa Educar para uma Cidade Sustentável: uma análise transdisciplinar. Educação, 49(1), e37/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644471094

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