Ecovilas e educação sentipensante: Saberes e educação popular na Ecovila Vraja Dhama do movimento Hare Krishna.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644440494Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação Sentipensante, Ecovilas, Hare KrishnaResumo
Esta pesquisa aborda sobre uma educação sentipensante em saberes e práticas de educação popular presentes na comunidade Hare Krishna, chamada Ecovila Vraja Dhama, situada na zona rural da cidade de Caruaru - PE. O objeto de estudo são os saberes e práticas pedagógicas tecidas pelos(as) moradores(as) da Ecovila, campo no qual acontece a educação popular, entendendo que ela acontece em um chão concreto. Como metodologia, servimo-nos da revisão bibliográfica e da observação participante. Como categorias de análise, utilizamos “Ecovilas”, “Educação popular” e “Educação e o Movimento Hare Krishna”. Nos resultados, destacamos que é importante ampliarmos a nossa visão para que consigamos perceber e viver saberes outros. Esses saberes geram um estranhamento do olhar e, por conseguinte, práticas outras do sentipensar. É uma forma de descolonizar o olhar patriarcal, dualista, opressor e vertical na produção do conhecimento e, assim, perceber outros olhares em uma construção e vivência de uma educação sentipensante.
Referências
ARROYO, Miguel. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Presses Universitaires de France,1977.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Mestres que me Ensinavam. Campinas, 1983.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Somos as águas puras. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura Rebelde - Escritos Sobre a Educação Popular ontem e agora. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
CARRILLO, Alfonso Torres. Orlando Fals Borda e a pedagogia da práxis. In: STRECK, Danilo R. (org.). Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 335-376.
CARVALHO, Isabel. A sacralização da natureza e a ‘naturalização do sagrado: aportes teóricos para a compreensão dos entrecruzamentos entre saúde, ecologia e espiritualidade. Ambiente & Sociedade. Campinas v. XI, n. 2 p. 289-305 - jul.-dez. 2008.
CARVALHO, Leon. Uma movimentação estranha na capital do agreste: A história do movimento Hare Krishna na cidade de Caruaru - PE (1986-2013). Caruaru, FAFICA, 2014.
CARVALHO, Leon Adan Gutierrez de. “A suave invasão”: práticas e representações do movimento Hare Krishna em Pernambuco (1973-1996). 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura Regional, Recife, 2017.
DEMO. Pedro. Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas, 2000.
ENLAZADOR, Thomas. Ecovilas e Comunidades Alternativas. In Cultura de Paz. UFPE 2009.
FALS BORDA, Orlando. Pesquisa-Ação, ciência e educação popular nos anos 90. Seminário Internacional do Conselho de Educação de Adultos da América Latina. Anais..., Havana, 23-27 de jan. de 1995. In: CARRILLO, Alfonso Torres. Orlando Fals Borda e a pedagogia da práxis. In: STRECK, Danilo R. (org.). Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 358-370.
FERNANDES, Everaldo. Processos aprendentes e ensinantes dos/as artesãos/ãs do Alto do Moura: tessitura de vida e formação. Tese apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco - 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Editora Civilização Brasileira S.A. Rio de Janeiro, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GARCIA, Regina Leite. Reflexões sobre a responsabilidade social do pesquisador. In.: MOREIRA, Antônio Flávio et al (Orgs.). Para quem pesquisamos e para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2001.
GIL. Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GILMAN, Robert. Eco-Villages and Sustainable Communities. Washington, USA: Context Institute, 1991.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 20001.
LAGE, Allene. Lutas por Inclusão nas Margens do Atlântico: um estudo comparado entre as experiências dos Movimentos dos Sem Terra / Brasil e da Associação In Loco/ Portugal. 265 Volume II-Diários do Trabalho Empírico. Coimbra: Universidade de Coimbra. Faculdade de Economia, 2005.
LAGE, Allene. Educação e movimentos sociais: caminhos para uma pedagogia de luta. Recife, Ed Universitária da UFPE, 2013.
MINAYO, Maria Cecília de Sousa (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
PRABHUPADA, A. C. Bhaktivedanta Swami. O Bhagavad-gītā como ele é. Tradução de Enéas Guerriero, Jenny P. Roberts e André Seródio. 3 ed. São Paulo: Bhaktivedanta Book Trust, 2001.
RESNICK, Howard J. Guia completo da Bhagavad-Gita. Pindamonhangaba: Sankirtana Books, 2015.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e para uma sociologia das emergências. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2006a.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política - São Paulo: Cortez, 2006b.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O Fim do Império Cognitivo. A Afirmação das Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2018.
SOUZA, João Francisco de. Prática Pedagógica e Formação de Professores. Organizadores: José Batista Neto e Eliete Santiago. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
STRECK, Danilo Romeu; ADAMS, Telmo; MORETTI, Cheron Zanini. Simón Rodríguez, crítico da imitação. In STRECK, Danilo Romeu (org). Fontes da pedagogia latino-americana: Uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
TAVARES, Carlos A. P. O que são comunidades alternativas. São Paulo, 1985, p.63.
WANDERLEY, Luiz E. Educação Popular: metamorfoses e veredas. SP: Cortez, 2010.
WEBER, Beatriz. A construção da alternativa: contracultura, movimento alternativo e ecovilas. PLURA, Revista de Estudos de Religião, ISSN 2179-0019, vol. 7, nº 1, 2016, p. 405-438. Temática livre. 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________