Ecovilas e educação sentipensante: Saberes e educação popular na Ecovila Vraja Dhama do movimento Hare Krishna.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440494

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Sentipensante, Ecovilas, Hare Krishna

Resumo

Esta pesquisa aborda sobre uma educação sentipensante em saberes e práticas de educação popular presentes na comunidade Hare Krishna, chamada Ecovila Vraja Dhama, situada na zona rural da cidade de Caruaru - PE. O objeto de estudo são os saberes e práticas pedagógicas tecidas pelos(as) moradores(as) da Ecovila, campo no qual acontece a educação popular, entendendo que ela acontece em um chão concreto. Como metodologia, servimo-nos da revisão bibliográfica e da observação participante. Como categorias de análise, utilizamos “Ecovilas”, “Educação popular” e “Educação e o Movimento Hare Krishna”. Nos resultados, destacamos que é importante ampliarmos a nossa visão para que consigamos perceber e viver saberes outros. Esses saberes geram um estranhamento do olhar e, por conseguinte, práticas outras do sentipensar. É uma forma de descolonizar o olhar patriarcal, dualista, opressor e vertical na produção do conhecimento e, assim, perceber outros olhares em uma construção e vivência de uma educação sentipensante.

Biografia do Autor

Otávio Augusto Chaves Rubino dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Professor de yoga, Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Linha de Pesquisa: Estudos Culturais da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, CAA, PPGEduC) e Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Faço parte do banco permanente de avaliadores(as) da revista Debates Insubmissos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste e também participo do Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual em Educação (GEPDIVE) - programa de pós-graduação em educação da UFPB. Na área social, sou um ecologista e faço parte do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina - UFPE CAA. Também sou presidente e educador da Associação Cultural Educação pela Arte de Servir o Agreste Pernambucano: Associação que atua na zona rural de Caruaru - PE em parceria com a UFPE e oferece cursos e vivências - fundamentados na ecologia e na cultura de paz - para diversas pessoas que moram no campo. Assim, tenho experiência na área de Pesquisa e Educação, com trabalhos sociais realizados em comunidades de risco há quinze anos pelo Brasil.

Everaldo Fernandes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

 Graduado em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1985); Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1988); Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru(2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste e membro do Conselho Editorial da Revista Interfaces de Saberes(FAFICA). Tem experiência na área de Teologia, Filosofia, Ciências da Religião e Educação Popular, Fundamentos da Educação e atua ainda em grupos comunitários e interreligiosos.

Ivan Nicolau Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco

 Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2014). É Mestrando em Educação Contemporânea pela UFPE-CAA como bolsista da CAPES, curso em andamento com início em 2018. Tem experiência nas áreas da teologia, diálogo interreligioso, e como professor, educador e palestrante na área da espiritualidade; em terapias holísticas e facilitação de grupos de estudos e práticas de yoga e meditação. Foi professor da Educação Básica na Prefeitura de Caruaru-PE em 2017 na disciplina Língua Portuguesa. É membro do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq). Interessa-se por pesquisas e discussões sobre Estudos Pós-Coloniais/Pensamento Decolonial, Educação Popular, Transdisciplinaridade, Imaginário, Teologia, Ciências da Religião, Filosofia da Educação.

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Publicado

2021-01-31

Como Citar

Santos, O. A. C. R. dos, Silva, E. F. da, & Corrêa, I. N. (2021). Ecovilas e educação sentipensante: Saberes e educação popular na Ecovila Vraja Dhama do movimento Hare Krishna. Educação, 46(1), e5/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644440494