Ecovillages and felling/thinking education: Knowledge and popular education in the Vraja Dhama Ecovillage from Hare Krishna Movement

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440494

Keywords:

Felling/Thinking Education, Ecovillages, Hare Krishna.

Abstract

This research speaks about a felling/thinking education in knowledge and practices of popular education present in the community Hare Krishna called Ecovillage Vraja Dhama, located in the rural area of Caruaru - PE. The object of study is the knowledge and pedagogical practices woven by its residents in Ecovillage, field in which popular education takes place, understanding that it takes place on a concrete floor. As methodology, we serve the bibliographic review and the participant observation. As categories of analysis we use “Ecovillages”, “Popular Education” and “Education and the Hare Krishna Movement”. In the results, we emphasize that it is important to broaden our vision so that we can perceive and experience other knowledge. This knowledge generates a strangeness of the look and, therefore, other practices of feeling. It is a way of decolonizing the patriarchal, dualistic, oppressive and vertical gaze in the production of knowledge and, thus, perceiving other gazes in a construction and experience of a felling/thinking education.

Author Biographies

Otávio Augusto Chaves Rubino dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Professor de yoga, Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB - Linha de Pesquisa: Estudos Culturais da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, CAA, PPGEduC) e Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Faço parte do banco permanente de avaliadores(as) da revista Debates Insubmissos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste e também participo do Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual em Educação (GEPDIVE) - programa de pós-graduação em educação da UFPB. Na área social, sou um ecologista e faço parte do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina - UFPE CAA. Também sou presidente e educador da Associação Cultural Educação pela Arte de Servir o Agreste Pernambucano: Associação que atua na zona rural de Caruaru - PE em parceria com a UFPE e oferece cursos e vivências - fundamentados na ecologia e na cultura de paz - para diversas pessoas que moram no campo. Assim, tenho experiência na área de Pesquisa e Educação, com trabalhos sociais realizados em comunidades de risco há quinze anos pelo Brasil.

Everaldo Fernandes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

 Graduado em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1985); Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1988); Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru(2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste e membro do Conselho Editorial da Revista Interfaces de Saberes(FAFICA). Tem experiência na área de Teologia, Filosofia, Ciências da Religião e Educação Popular, Fundamentos da Educação e atua ainda em grupos comunitários e interreligiosos.

Ivan Nicolau Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco

 Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2014). É Mestrando em Educação Contemporânea pela UFPE-CAA como bolsista da CAPES, curso em andamento com início em 2018. Tem experiência nas áreas da teologia, diálogo interreligioso, e como professor, educador e palestrante na área da espiritualidade; em terapias holísticas e facilitação de grupos de estudos e práticas de yoga e meditação. Foi professor da Educação Básica na Prefeitura de Caruaru-PE em 2017 na disciplina Língua Portuguesa. É membro do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq). Interessa-se por pesquisas e discussões sobre Estudos Pós-Coloniais/Pensamento Decolonial, Educação Popular, Transdisciplinaridade, Imaginário, Teologia, Ciências da Religião, Filosofia da Educação.

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Published

2021-01-31

How to Cite

Santos, O. A. C. R. dos, Silva, E. F. da, & Corrêa, I. N. (2021). Ecovillages and felling/thinking education: Knowledge and popular education in the Vraja Dhama Ecovillage from Hare Krishna Movement. Education, 46(1), e5/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644440494