Educating for a Sustainable City Program: a transdisciplinary analysis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471094

Keywords:

Environmental Education, Transdisciplinarity, Educational Practice

Abstract

This article presents the results of an academic research that aimed to verify whether the actions of the Education for a Sustainable City Program in the city of Recife have been configured as sustainable practices in a transdisciplinary logic. Regarding the methodological procedures, we opted for a qualitative research approach. Data were collected through document analysis, namely the Education for a Sustainable City Program researched on the Recife City Hall website. Data analysis was performed using the thematic-category Content Analysis technique. The results allowed us to conclude that the Educating Program for a Sustainable City brings a practical example of a transdisciplinary educational action, successfully applied, which takes into account environmental issues inserted in the local context, in a playful and creative way. It is an example that shows us that investment in a strategic program or project, with well-defined objectives, guidelines and goals that bring good results and can be replicated in other municipalities in Brazil.

Author Biographies

Janaina Almeida de Macêdo, University of Pernambuco

Mestranda em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco - UPE, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Especialista em Direito Educacional; Analista de Desenvolvimento Ambiental da Prefeitura Municipal de Recife, professora da Prefeitura Municipal de Recife. Tem vasta experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental. Foi Gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife; Gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo de Pernambuco; Chefe de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Gestora de Monitoramento e Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife; Atuou como Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco - CIEA; foi membro suplente do Conselho Municipal de Educação de Recife - CME.

Maria de Fátima Gomes da Silva, University of Pernambuco

Professora Associada/Livre-Docente da Universidade de Pernambuco. Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2004),com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal-FCT.Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(2008-2011),com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal-FCT. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e em Letras (Vernáculo e Francês) pela Universidade Católica de Pernambuco (1983). É coordenadora do subprojeto Pibid de Pedagogia- Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte.Foi professora colaboradora da Universidade da Ilha da Madeira-Portugal, no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Inovação Pedagógica de 2005 a 2011. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional e do Grupo de Pesquisas: O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire. É coordenadora do Laboratório Pedagógico Brinquedoteca Universitária da Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Exerceu a função de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco no período de agosto de 2014 a março de 2019. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco-PPGE-UPE. Docente permanente do Doutorado Acadêmico da Rede Rede Nordeste de Ensino-RENOEN em associação com a UFRPE, UFS,UFAL, UEPB, UFC, IFCE, UESB. Docente permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (GDLS) da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco - FCAP-UPE. Exerceu a função de Vice-Coordenadora do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste/ FORPRED/ Nordeste de 2015 a 2019. Foi gerente da Educação de Jovens e Adultos na Secretária de Educação do Estado de Pernambuco (2011). Tem larga experiência na elaboração de projetos científicos. Foi chefe de departamento do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco-Campus Mata Norte (1997-1999). Atuou em todas as etapas da Educação Básica, inclusive como coordenadora pedagógica. Tem experiência na área de Educação atuando, na Formação de Professores(as) com desdobramentos referentes às epistemologias e práticas educativas voltadas para a Trandisciplinaridade e a Interdisciplinaridade na educação básica e superior, à Formação Inicial e Continuada de Professores(as); às Práticas Pedagógicas da Educação Básica e da Educação Superior, considerando o exercício de ensinar e de apreender, por meio da ação pedagógica; Pedagogia Freiriana, voltada para aspectos culturais, sociais e humanos e para o processo de ensino e de aprendizagem; Educação e Currículo; Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil; Estudos voltados para registros e difusão de brinquedos e brincadeira; Estudos sobre a importância de Brinquedotecas como espaços de mediação e aprendizagens.

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Published

2024-02-19

How to Cite

Macêdo, J. A. de, & Silva, M. de F. G. da. (2024). Educating for a Sustainable City Program: a transdisciplinary analysis. Education, 49(1), e37/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644471094