Prática pedagógica em Educação Física na rede federal: planejamento e conteúdos de ensino

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644474433

Parole chiave:

prática pedagógica, educação física, pesquisa qualitativa

Abstract

No contexto escolar, o professor de Educação Física elabora, organiza e conduz sua prática pedagógica, considerando elementos como planejamentos, conteúdos, estratégias de ensino e de avaliação. O objetivo do estudo foi analisar a prática pedagógica de professores de Educação Física da rede federal de ensino, nomeadamente o planejamento realizado e os conteúdos utilizados. Participaram sete professores de Educação Física atuantes no ensino fundamental da rede federal de educação da cidade de Florianópolis (SC). A técnica de investigação qualitativa Entrevista, Transcrição, Categorização e Interpretação (ETCI) foi utilizada na coleta e análise das informações. Constatou-se que todos os professores realizam o planejamento de ensino (anual), organizando os conteúdos por trimestres, e, em sua maioria, o realizam de forma individual, não discutindo com colegas da área ou de outros componentes curriculares, sendo este documento entregue para a direção escolar no início do ano letivo. Verificou-se que o planejamento diário é concretizado, especialmente, com base no conteúdo selecionado para o trimestre e distribuído em um conjunto de dias letivos. Sendo o planejamento organizado trimestralmente, por conteúdos, os professores buscam ensinar conteúdos das seis unidades temáticas previstas na BNCC, independente de suas preferências ou da resistência dos estudantes. Conclui-se assim que os professores buscam planejar o ano letivo com base em uma diversidade de práticas corporais, sem a ênfase tradicionalmente, visualizada nas escolas brasileiras, relativa aos esportes hegemônicos, como futebol, voleibol, basquetebol e handebol.

Biografie autore

Alessandra Catarina Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil (2022). Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2016). Pós Graduada em Educação Física Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019). Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF), da Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos sobre Pesquisas e Publicações em Educação Física (GEPPEF), da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora substituta de Educação Física na Prefeitura Municipal de Florianópolis (2017 - atual).

Raquel Krapp do Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Florianópolis (2022-Atual). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil (2021-Atual). Mestra em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF). Atua principalmente nos seguintes temas: satisfação no trabalho, qualidade de vida, carreira docente, desenvolvimento profissional, educação física escolar, formação esportiva, basquetebol.

Amanda Coelho do Sacramento, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF), da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente trabalha como professora de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Doutora na Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Possui graduação em Educação Física (2002) e e especialização em Esporte Escolar (2004) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Mestra (2009) e Doutora em Educação Física (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada 3 do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Vice-Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF) e Membro do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF). Membro da International Basketball Research Network, da qual participam pesquisadores de 7 países. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e formação esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio Curricular Supervisionado; carreira docente; desenvolvimento profissional; prática pedagógica/ Educação Física Escolar,; satisfação profissional; qualidade de vida; iniciação esportiva; avaliação do desempenho; treinamento técnico-tático; basquetebol.

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Pubblicato

2024-03-25

Come citare

Martins, A. C., Nascimento, R. K. do, Sacramento, A. C. do, & Folle, A. (2024). Prática pedagógica em Educação Física na rede federal: planejamento e conteúdos de ensino. Educação, 49(1), e65/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644474433