Movimentos da Análise Textual Discursiva em pesquisas de Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644439445Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa, Descrição fenomenológica, Resumos.Resumo
O texto apresenta os movimentos de pesquisa coletiva desenvolvida em uma disciplina dos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (PPGEC; PPGEA; PPGEDU). Está circunscrito ao exercício inerente à metodologia Análise Textual Discursiva - ATD, realizada a partir de um corpus composto por resumos de teses do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da mesma universidade. O objetivo deste artigo foi apresentar a descrição como atitude fenomenológica, e mostrar um movimento analítico a partir da redução eidética a categorias. A pergunta orientadora de pesquisa foi: O que é isso que se mostra de Educação Ambiental nos resumos de teses do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA)? A partir de um movimento descendente de descrição dos resumos até o movimento em direção ao conceito de problematização – uma das categorias que emergiram no processo analítico – foi realizado um movimento ascendente que propiciou a interpretação e o diálogo com teóricos de diferentes epistemologias com foco no sentido atribuído à problematização.
Referências
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983b.
GALLO, Sílvio. A Filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. ETHICA, v.13, n.1, p.17-35, 2006.
GALLO, Sílvio. O efeito Foucault em Educação. Pro-Posições v. 25 n. 2 Campinas. maio/agosto 2014. Editorial.
HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educação Ambiental Crítica: Contribuições e desafios. In: Vamos cuidar do Brasil: conceito s e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral da Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007.
LOUREIRO, Carlos Frederico B; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Teoria Social Crítica e Pedagogia Histórico-Crítica: contribuições à educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental. E-ISSN 1517-1256, Ed. Especial, julho/2016.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016. (Coleção educação em ciências).
NEVES, Marcos Cesar Danhoni. An ideographic and nomothetic comprehension of the nature of science by science theachers. Acta Scientiarum. 21 (1): 107-112, 1999.
SANTOS, Ivan Luis dos. A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. Universidade de São Paulo. São Paulo: s. n., 2016. Tese de doutorado.
SAVIANI, Dermerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Exposição na Mesa Redonda Marxismo e Educação: Fundamentos Marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica realizada no VII Colóquio Internacional Marx e Engels, no IFCH-UNICAMP em julho de 2012.
SAVIANI, Dermeval. In: GLOSSÁRIO. História, Sociedade e Educação no Brasil. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_pedagogia_historico.htm. Acesso em: 23 de junho de 2019.
VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. A problematização e as pesquisas educacionais: sobre um gesto analítico foucaultiano. Filosofia e Educação [rfe] v. 7, n. 2. Campinas, SP junho/setembro de 2015, p. 195-219.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________