Movimentos da Análise Textual Discursiva em pesquisas de Educação Ambiental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439445

Palabras clave:

Pesquisa qualitativa, Descrição fenomenológica, Resumos.

Resumen

O texto apresenta os movimentos de pesquisa coletiva desenvolvida em uma disciplina dos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (PPGEC; PPGEA; PPGEDU).  Está circunscrito ao exercício inerente à metodologia Análise Textual Discursiva - ATD, realizada a partir de um corpus composto por resumos de teses do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da mesma universidade. O objetivo deste artigo foi apresentar a descrição como atitude fenomenológica, e mostrar um movimento analítico a partir da redução eidética a categorias. A pergunta orientadora de pesquisa foi: O que é isso que se mostra de Educação Ambiental nos resumos de teses do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA)? A partir de um movimento descendente de descrição dos resumos até o movimento em direção ao conceito de problematização – uma das categorias que emergiram no processo analítico – foi realizado um movimento ascendente que propiciou a interpretação e o diálogo com teóricos de diferentes epistemologias com foco no sentido atribuído à problematização.

Biografía del autor/a

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Educação. Escola de  Química e Alimentos. Atua no Programa de pós-graduação em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde.

Elisabeth Brandão Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande atuando no Programa de Pós-graduação em Educação –PGEDU/FURG, e no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental – PPGEA/FURG. Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha, com título revalidado pela UFRGS; pós-doutorado desenvolvido na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha.

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Publicado

2020-11-18

Cómo citar

Galiazzi, M. do C., & Schmidt, E. B. (2020). Movimentos da Análise Textual Discursiva em pesquisas de Educação Ambiental. Educación, 45(1), e97/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644439445