Panorama das pesquisas sobre Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644425061Palavras-chave:
Seminário Integrado, pesquisa, autonomiaResumo
Este artigo objetiva investigar o que se mostra nos estudos desenvolvidos sobre Seminário Integrado. Para esta pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológico-hermenêutica foi utilizada a analise textual discursiva de dissertações e teses produzidas em cursos de Pós-Graduação no Rio Grande do Sul, no período de 2012 a 2016, resultando três categorias: Ensino Médio Politénico: limites e possibilidades; Seminário Integrado: um espaço para a pesquisa e construção da autonomia; Ser professor de Seminário Integrado: espaço para ressignificar a pesquisa em sala de aula e a docência no coletivo. O Seminário Integrado se mostrou uma potência para o desenvolvimento da pesquisa na escola de Educação Básica, sendo um espaço privilegiado nas escolas, de construção coletiva e de produção de conhecimento, mesmo ainda trabalhado isoladamente por alguns professores.
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