Panorama das pesquisas sobre Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico

Autores

  • Márcia Von Frühauf Firme Universidade Federal do Pampa
  • Maria do Carmo Galiazzi

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644425061

Palavras-chave:

Seminário Integrado, pesquisa, autonomia

Resumo

Este artigo objetiva investigar o que se mostra nos estudos desenvolvidos sobre Seminário Integrado. Para esta pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológico-hermenêutica foi utilizada a  analise textual discursiva de dissertações  e teses produzidas em cursos de Pós-Graduação no Rio Grande do Sul, no período de 2012 a 2016, resultando três categorias: Ensino Médio Politénico: limites e possibilidades; Seminário Integrado: um espaço para a pesquisa e construção da autonomia; Ser professor de Seminário Integrado: espaço para ressignificar a pesquisa em sala de aula e a docência no coletivo. O Seminário Integrado se mostrou uma potência para o desenvolvimento da pesquisa na escola de Educação Básica, sendo um espaço privilegiado nas escolas, de construção coletiva e de produção de conhecimento, mesmo ainda trabalhado isoladamente por alguns professores. 

Biografia do Autor

Márcia Von Frühauf Firme, Universidade Federal do Pampa

Mestre em Educação em Ciências, professora da Área de Ensino de Química da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEC/FURG).

Maria do Carmo Galiazzi

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande , atuando como professora do curso de Química - Licenciatura e nos programas de pós Graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atua na área de Educação, com ênfase na formação de professores de Ciências, principalmente nos temas: educar pela pesquisa, formação de professores, educação química, educação em ciências, experimentação em sala de aula. A linha de pesquisa a que pertence é formação de professores e pesquisa a contribuição da pesquisa na formação de professores assumindo a escrita como dispositivo de análise desta pesquisa produzida em rodas de formação que investigam a escola e com isso promovem a formação de professores e o desenvolvimento curricular na educação básica e na universidade.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Firme, M. V. F., & Galiazzi, M. do C. (2017). Panorama das pesquisas sobre Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico. Educação, 42(2), 333–346. https://doi.org/10.5902/1984644425061

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua