Panorama das pesquisas sobre Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico

Autores/as

  • Márcia Von Frühauf Firme Universidade Federal do Pampa
  • Maria do Carmo Galiazzi

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644425061

Palabras clave:

Seminário Integrado, pesquisa, autonomia

Resumen

Este artigo objetiva investigar o que se mostra nos estudos desenvolvidos sobre Seminário Integrado. Para esta pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológico-hermenêutica foi utilizada a  analise textual discursiva de dissertações  e teses produzidas em cursos de Pós-Graduação no Rio Grande do Sul, no período de 2012 a 2016, resultando três categorias: Ensino Médio Politénico: limites e possibilidades; Seminário Integrado: um espaço para a pesquisa e construção da autonomia; Ser professor de Seminário Integrado: espaço para ressignificar a pesquisa em sala de aula e a docência no coletivo. O Seminário Integrado se mostrou uma potência para o desenvolvimento da pesquisa na escola de Educação Básica, sendo um espaço privilegiado nas escolas, de construção coletiva e de produção de conhecimento, mesmo ainda trabalhado isoladamente por alguns professores. 

Biografía del autor/a

Márcia Von Frühauf Firme, Universidade Federal do Pampa

Mestre em Educação em Ciências, professora da Área de Ensino de Química da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEC/FURG).

Maria do Carmo Galiazzi

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande , atuando como professora do curso de Química - Licenciatura e nos programas de pós Graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atua na área de Educação, com ênfase na formação de professores de Ciências, principalmente nos temas: educar pela pesquisa, formação de professores, educação química, educação em ciências, experimentação em sala de aula. A linha de pesquisa a que pertence é formação de professores e pesquisa a contribuição da pesquisa na formação de professores assumindo a escrita como dispositivo de análise desta pesquisa produzida em rodas de formação que investigam a escola e com isso promovem a formação de professores e o desenvolvimento curricular na educação básica e na universidade.

Publicado

2017-08-31

Cómo citar

Firme, M. V. F., & Galiazzi, M. do C. (2017). Panorama das pesquisas sobre Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico. Educación, 42(2), 333–346. https://doi.org/10.5902/1984644425061

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua