Educação para o trabalho: a Escola de Aprendizes Artífices do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434813

Palavras-chave:

Educação profissional, Escola de Aprendizes Artífices, Escolas profissionais.

Resumo

RESUMO

A primeira ação a impulsionar o ensino profissional no país foi a criação das Escolas de Aprendizes Artífices em 1909, por meio do Decreto 7566, de 23 de setembro. Pretende-se nesse artigo investigar historicamente a Escola de Aprendizes Artífices do Ceará no período compreendido ente 1910 e 1936 e analisar sua criação e desenvolvimento no contexto da implantação dessa rede de escolas profissionais no Brasil, tendo em vista que essas instituições constituíram o primeiro sistema de educação profissional de abrangência nacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, desenvolvida mediante levantamento bibliográfico e análise da legislação que regulamentou as escolas durante esse período. Os resultados mostraram que essas escolas constituíram o primeiro sistema de educação profissional de abrangência nacional por estarem pautadas num projeto educacional comum, sendo regidas pelo mesmo poder administrativo, com um currículo e metodologia de ensino diferenciados e que a EAA do Ceará, apesar das dificuldades financeiras, conseguiu alcançar resultados exitosos. Pode-se concluir, portanto, que a EAA do Ceará representou um marco para o ensino de ofícios no Estado, traduzindo-se numa proposta inovadora de ensino profissional. 

 

Palavras-chave: Educação profissional; Escola de Aprendizes Artífices; Escolas profissionais. 

Biografia do Autor

Francineuma Guedes Candido, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Profept, IFCE. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e Especialização de Língua, Linguística e Literatura pela Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). Foi Auxiliar de Biblioteca no Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu e atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Maracanaú

Possui Nivelamento Universitário (Studienkolleg) na Technische Hochschule Köln - Alemanha (1996 a 1998), Graduação em Tecnologia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) em 2002. É Especialista em Automação Industrial (2003), Licenciado em Física, em 2005, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre (UFC, em 2004) e Doutor em Engenharia Elétrica (UFC, em 2014) com pesquisa realizada na Universität Paderborn - Alemanha, pelo programa de Doutorado Sanduíche do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Atualmente é professor, pesquisador e coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE - Campus Maracanaú e membro do corpo docente do ProfEPT (Mestrado em educação profissional e tecnológica em rede nacional) e do Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis (PPGER). Pesquisa na área de Mecatrônica e Engenharia Elétrica, dentro dos seguintes temas: Energias Renováveis, Sistemas Embarcados, IoT, EaD, Robótica e Educação Profissional.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Maracanaú

Possui graduação em Geografia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará(1999), graduação em Sistemas e Mídias Digitais - SMD pela Universidade Federal do Ceará(2013), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará(2009), especialização em Metodologias do Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará(2002), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará(2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2011), pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará(2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Assistente Básico em Administração pela Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra(1994). Atualmente é Pesquisador do IMO da Universidade Estadual do Ceará, Professor Efetivo do Instituto Federal do Ceará

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números.

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Publicado

2019-05-10

Como Citar

Candido, F. G., Jucá, S. C. S., da Silva, S. A., & Alves, F. R. V. (2019). Educação para o trabalho: a Escola de Aprendizes Artífices do Ceará. Educação, 44, e44/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644434813

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Artigo Demanda Contínua