Education for work: the Artisan Apprentice School of Ceará

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434813

Keywords:

Professional education, School of Craftsmen Apprentices, Professional schools.

Abstract

The first action to promote professional education in Brazil was the creation of Schools of Craftsmen Apprentices in 1909, based on Decree 7566, of September 23. The aim of this article is to investigate historically the School of Craftsmen Apprentices (SCA) of Ceará in the period between 1910 and 1936 and analyze its creation and development in the implantation context of this professional schools network in Brazil. We propose a qualitative research with exploratory nature, developed using bibliographical survey and analysis of the legislation that regulated the schools during this period. The results confirm that these schools constituted the first system of professional education in national scope because they were based on a common educational project, being governed by the same administrative power, with a differentiated curriculum and teaching methodology. Hence, we can conclude, therefore, that the SCA of Ceará represented a milestone for the crafts education in the State, becomming an innovative proposal of professional education.

Author Biographies

Francineuma Guedes Candido, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Profept, IFCE. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e Especialização de Língua, Linguística e Literatura pela Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). Foi Auxiliar de Biblioteca no Instituto Federal do Ceará - Campus Iguatu e atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Maracanaú

Possui Nivelamento Universitário (Studienkolleg) na Technische Hochschule Köln - Alemanha (1996 a 1998), Graduação em Tecnologia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) em 2002. É Especialista em Automação Industrial (2003), Licenciado em Física, em 2005, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre (UFC, em 2004) e Doutor em Engenharia Elétrica (UFC, em 2014) com pesquisa realizada na Universität Paderborn - Alemanha, pelo programa de Doutorado Sanduíche do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Atualmente é professor, pesquisador e coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE - Campus Maracanaú e membro do corpo docente do ProfEPT (Mestrado em educação profissional e tecnológica em rede nacional) e do Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis (PPGER). Pesquisa na área de Mecatrônica e Engenharia Elétrica, dentro dos seguintes temas: Energias Renováveis, Sistemas Embarcados, IoT, EaD, Robótica e Educação Profissional.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Maracanaú

Possui graduação em Geografia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará(1999), graduação em Sistemas e Mídias Digitais - SMD pela Universidade Federal do Ceará(2013), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará(2009), especialização em Metodologias do Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará(2002), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará(2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2011), pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará(2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Assistente Básico em Administração pela Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra(1994). Atualmente é Pesquisador do IMO da Universidade Estadual do Ceará, Professor Efetivo do Instituto Federal do Ceará

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números.

References

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Published

2019-05-10

How to Cite

Candido, F. G., Jucá, S. C. S., da Silva, S. A., & Alves, F. R. V. (2019). Education for work: the Artisan Apprentice School of Ceará. Education, 44, e44/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644434813