Infraestrutura das creches e pré-escolas em Belo Horizonte: condições de oferta e distribuição territorial

Autores

  • Franceline Rodrigues Silva Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-0213-3192
  • Daniel Santos Braga Professor de cursos de formação de professores (Pedagogia e Letras) do Centro Universitário Newton Paiva. Doutorando em educação pela UFMG. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi professor do Departamento de Ciências aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) http://orcid.org/0000-0001-5075-4570
  • Lívia Maria Fraga Vieira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442721

Palavras-chave:

Educação infantil, Condições de oferta educacional, Infraestrutura de escolas

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as condições de oferta da educação infantil em Belo Horizonte no tocante à sua estrutura física e distribuição territorial. Foram utilizados como fontes de dados o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do ano de 2018 e o Atlas Brasil. A construção dos indicadores de adequação das condições de oferta foi feita por uma escala numérica contínua aferida para melhor se adequar aos propósitos deste estudo tendo como unidade de análise as escolas de educação infantil públicas e privadas (conveniadas ao poder público ou não) e sua relação com a Unidade de Desenvolvimento Humano à qual pertencia. Este trabalho tem como principais achados a constatação da precariedade das condições de oferta das escolas de educação infantil de Belo Horizonte. Por outro lado, evidenciou-se que a distribuição territorial das creches e pré-escolas corresponde satisfatoriamente a demanda assim como as escolas públicas estão presentes nas áreas com maiores necessidades de atendimento por parte do Estado.

Biografia do Autor

Franceline Rodrigues Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG (PPGE/FaE/UFMG). Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG (2018). Especialista em Educação Criativa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUC-MG (2019). Graduada em Pedagogia pela UEMG. 

Daniel Santos Braga, Professor de cursos de formação de professores (Pedagogia e Letras) do Centro Universitário Newton Paiva. Doutorando em educação pela UFMG. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi professor do Departamento de Ciências aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Docente em cursos de formação de professores (Pedagogia e Letras) no Centro Universitário Newton Paiva.  Doutorando em 'Educação: Conhecimento e Inclusão Social' pela UFMG com pesquisa no campo de Políticas Públicas em Educação. Mestre em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) com pesquisa na área do Financiamento Público da Educação e a Valorização do Magistério. Graduado em Pedagogia no segundo semestre de 2016. Graduado em História no segundo semestre do ano de 2008. Experiencia docente e como coordenador pedagógico na educação básica na Rede Estadual de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte. Foi docente do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Áreas de interesse: Valorização de Professores; Políticas Públicas em Educação; Financiamento da Educação; Associativismo e Sindicalismo Docente; História. Administração e gestão pública.

Lívia Maria Fraga Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Ciências da Educação - Université René Descartes-Paris V (2007). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade.

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Publicado

2021-01-31

Como Citar

Silva, F. R., Braga, D. S., & Vieira, L. M. F. (2021). Infraestrutura das creches e pré-escolas em Belo Horizonte: condições de oferta e distribuição territorial. Educação, 46(1), e9/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644442721