Docência como profissão: reflexões acerca de aspectos subjetivos que a constituem
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644448580Palavras-chave:
Educação Infantil, Docência, Identidade Profissional, Status, ProfissãoResumo
O artigo tem como objetivo analisar a categoria docência como profissão, considerando aspectos predominantemente subjetivos, a partir da dimensão status e identidade docente. Utilizou-se como base os resultados obtidos a partir dos questionários aplicado a 137 sujeitos docentes (professoras e monitoras) atuantes nas instituições públicas de Educação Infantil, das áreas rural e urbana de dois municípios da região Amazônica, conhecida como Bico do Papagaio, localizada ao norte do estado do Tocantins. As análises mostram que as docentes pesquisadas, constroem uma identidade com a profissão exercida, ainda que algumas, tenham ingressado na profissão por acaso. É perceptível um forte traço maternal presente nesse construto identitário, fruto da visão estereotipada acerca da majoritária presença feminina no magistério e da não compreensão do cuidar como uma categoria social. Por fim, no quesito status, as docentes ainda sentem que suas ações são reconhecidas e se agarram a um ethos profissional para continuar na profissão.
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