Docência como profissão: reflexões acerca de aspectos subjetivos que a constituem

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448580

Parole chiave:

Educação Infantil, Docência, Identidade Profissional, Status, Profissão

Abstract

O artigo tem como objetivo analisar a categoria docência como profissão, considerando aspectos predominantemente subjetivos, a partir da dimensão status e identidade docente. Utilizou-se como base os resultados obtidos a partir dos questionários aplicado a 137 sujeitos docentes (professoras e monitoras) atuantes nas instituições públicas de Educação Infantil, das áreas rural e urbana de dois municípios da região Amazônica, conhecida como Bico do Papagaio, localizada ao norte do estado do Tocantins. As análises mostram que as docentes pesquisadas, constroem uma identidade com a profissão exercida, ainda que algumas, tenham ingressado na profissão por acaso.  É perceptível um forte traço maternal presente nesse construto identitário, fruto da visão estereotipada acerca da majoritária presença feminina no magistério e da não compreensão do cuidar como uma categoria social. Por fim, no quesito status, as docentes ainda sentem que suas ações são reconhecidas e se agarram a um ethos profissional para continuar na profissão.   

Biografie autore

Arinalda Silva Locatelli, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Educação pela FaE/UFMG, Mestrado em Educação pela UFMA, Especialização em Supervisão Educacional pela UNIG, Pedagogia pela UFPA.

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da UFT/Campus de Tocantinópolis

Lívia Maria Fraga Vieira, FaE/UFMG

Doutorado em Ciências da Educação - Université René Descartes-Paris V (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978).

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade.

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Pubblicato

2022-05-31

Come citare

Locatelli, A. S., & Vieira, L. M. F. (2022). Docência como profissão: reflexões acerca de aspectos subjetivos que a constituem. Educação, 47(1), e39/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644448580