<b> A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras</b>

Autori

  • Emília Freitas de Lima

Parole chiave:

Beginner Teacher, Professional teaching learning, Teacher formation.

Abstract

O artigo analisa as principais características da construção do início da aprendizagem profissional da docência para as séries iniciais do ensino fundamental, reveladas por meio de resultados de pesquisas realizadas no Brasil, nos últimos anos. Coteja tais resultados com aqueles presentes na literatura veiculada sobre o tema e analisa criticamente as relações entre a produção na área e as políticas educacionais que marcam a construção do início da docência em nosso país. Enfatiza o trabalho coletivo-colaborativo e a necessidade de revisão do conceito de reflexão.

Palavras-chave: Professor Iniciante. Aprendizagem Profissional da Docência. Formação de Professores.

##submission.downloads##

Come citare

Lima, E. F. de. (2011). <b> A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras</b>. Educação, 29(2), 85–98. Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3841

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Formação de Professores e Profissionalização Docente