A privatização da educação brasileira e a BNCC do Ensino Médio: parceria para as competências socioemocionais

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435680

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Privatização, Educação Brasileira, Base Nacional Comum Curricular

Abstract

Este artigo pretende discutir as consequências da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e órgãos nacionais e internacionais que assumiram o papel de reguladores transnacionais de políticas de educação em diversos países, especialmente os chamados países “em desenvolvimento”. Para tanto, pretende-se analisar como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) influenciam a educação brasileira a partir da recém aprovada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como forma de demonstrar objetivamente a relação entre essas instituições e sua lógica privada e comercial que tem influenciado as políticas públicas nacionais centrada, em grande medida, no conceito de competências socioemocionais. Portanto, o estudo utiliza como referência central para tal articulação a própria BNCC, em especial a do ensino médio, uma vez que essa etapa da educação básica é aquela em que as categorias trabalho e educação estão mais intensas e concretamente relacionadas.

Biografie autore

Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, Santa Catarina

Professor doutor na Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, Santa Catarina, Brasil.

André Cechinel, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, Santa Catarina

Professor doutor na Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, Santa Catarina, Brasil.

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Pubblicato

2020-05-14

Come citare

Mueller, R. R., & Cechinel, A. (2020). A privatização da educação brasileira e a BNCC do Ensino Médio: parceria para as competências socioemocionais. Educação, 45(1), e48/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644435680