O curso de pedagogia entre deliberações

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435265

Parole chiave:

Formação Inicial de Professores, Pedagogia, Autonomia universitária.

Abstract

Num contexto de redefinição dos cursos de licenciatura em nível nacional, posicionamentos e concepções distintas são pautadas e entram em disputa. O presente texto tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma destas disputas, o processo de regulação dos cursos de licenciatura, mais especificamente o de Pedagogia, no cenário de aprovação da deliberação 111/12 do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Tal reflexão se dá a partir de nossa experiência como docentes de uma universidade pública paulista. Para tanto iniciamos com a breve contextualização do quadro histórico do referido curso, desde sua fundação com a perspectiva de formação de especialistas, passando pela organização de movimentos de profissionais da educação na luta por uma formação de professores em nível universitário. Com o objetivo de definir uma política para a formação de professores dos anos iniciais e dos anos finais do ensino fundamental das instituições públicas de ensino superior em São Paulo, em 2012 o CEE apresenta uma proposta de deliberação sobre o assunto. Tal apresentação provoca questionamentos diversos, desde o conteúdo voltado para um olhar eminentemente prático para a ação docente, passando pela compreensão de como tal deliberação e o discurso que o acompanhou, via mídia, anunciava uma interferência na autonomia didático-científica da universidade, prevista na Constituição de 1988. Com esta discussão gostaríamos de trazer à tona uma realidade local que reflete e retrata políticas de dimensão nacional no campo da formação de professores.

Biografie autore

Adriana Varani, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutorado do Departamento de Ensino e Práticas Culturais, da Faculdade de Educação, da UNICAMP.

Dirce Zan, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da UNICAMP

Luciane Aparecida Grandin, Universidade Estadual de Campinas

Pedagoga da Faculdade de Educação da UNICAMP

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Pubblicato

2020-01-31

Come citare

Varani, A., Zan, D., & Grandin, L. A. (2020). O curso de pedagogia entre deliberações. Educação, 45(1), e6/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644435265

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