As dimensões da prática pedagógica e a escrita de professores: desafios da formação docente

Autores

  • Maria Inês Côrte Vitória Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Rosa Maria Rigo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-8266-1969

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423023

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Escrita, Diários de Aula.

Resumo

O texto sistematiza os resultados parciais da pesquisa: Os Diários de Aula como instrumento de reflexão sobre as práticas pedagógicas e como recurso de qualificação da escrita de professores, fruto de reflexões anteriores sobre os desafios de ser professor. Focaliza a proposta de identificar as dimensões presentes na prática pedagógica, assim como promover a qualificação da escrita através dos diários de aula elaborados pelos acadêmicos em etapa de estágio do Curso de Pedagogia em uma Universidade Privada do Rio Grande do Sul. Adotar o recurso dos diários de aula como metodologia de trabalho na perspectiva indicada por Zabalza(2003), mobilizou o exercício do registro escrito como apoio à atitude investigativa e permitiu identificar dilemas que representam entraves à atuação docente no cotidiano de alunos em fase de Estágio Curricular Supervisionado.

Biografia do Autor

Maria Inês Côrte Vitória, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Escola de Humanidades

Rosa Maria Rigo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Vitória, M. I. C., & Rigo, R. M. (2018). As dimensões da prática pedagógica e a escrita de professores: desafios da formação docente. Educação, 43(1), 89–98. https://doi.org/10.5902/1984644423023

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)