<b>A escrita no Ensino Superior</br>

Autores

  • Maria Inês Corte Vitória Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (PUCRS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Maria Conceição Pillon Christofoli Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (PUCRS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464445865

Palavras-chave:

Writing, Higher Education, teacher training.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464445865

 

O presente artigo trata de apresentar resultados oriundos de pesquisa realizada no Ensino Superior, enfocando a escrita em contextos universitários. Depoimentos por parte dos acadêmicos evidenciam certa resistência ao ato de escrever, o que acaba muitas vezes distanciando o sujeito da produção de um texto. Assim sendo, mesmo que parciais, os resultados até então analisados dão conta de que: pressuposto 1 – há ruptura da ideia de coerência entre o que pensamos, o que conseguimos escrever, o que entende nosso interlocutor; pressuposto 2 – a autocorreção de textos como exercício de pesquisa é imprescindível para a qualificação da escrita; pressuposto 3 – os diários de aula representam rico instrumento para a qualificação da escrita no Ensino Superior; pressuposto 4 – há necessidade de que o aluno do Ensino Superior escreva variados tipos de escrita, ainda que a universidade cumpra com seu papel, enfatizando a escrita acadêmica; pressuposto 5 – o trabalho com a escrita no Ensino Superior deve enfatizar os componentes básicos da expressão escrita: o código escrito e a composição da escrita.

Palavras-chave: Escrita; Ensino Superior; formação de professores.

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Publicado

2013-02-04

Como Citar

Vitória, M. I. C., & Christofoli, M. C. P. (2013). <b>A escrita no Ensino Superior</br>. Educação, 38(1), 41–54. https://doi.org/10.5902/198464445865

Edição

Seção

Dossiê: Escritas em Contextos