Reuniões, atas e práticas pedagógicas: as concepções escolanovistas das professoras do Grupo Escolar Manuel Luís

Autori

  • Solyane Silveira Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Anne Emilie Souza Cabral Universidade Tiradentes - UNIT

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644417624

Parole chiave:

Reunião, Escola Nova, Grupo Escolar.

Abstract

Nas primeiras décadas do século passado foram difundidas no contexto educacional brasileiro as ideias da Escola Nova, que chegaram através dos intelectuais que iam estudar no estrangeiro e traziam essas concepções para o Brasil. Essas percepções foram apropriadas por docentes das instituições escolares. Diante disso, este trabalho busca analisar as concepções das professoras do Grupo Escolar Manuel Luís, localizado no Estado de Sergipe, instituição criada no ano de 1924 e que tinha a finalidade de formar as crianças da capital. Primeiramente faremos um panorama do contexto educacional e sergipano e em seguida demonstraremos os principais discursos presentes nas Reuniões Pedagógicas realizadas no Grupo Escolar. Por fim, através da análise das atas constatamos que as professoras se apropriaram de alguns conceitos da Escola Nova, desenvolvendo assim, uma prática escolar pautada nesse pressuposto.

Biografie autore

Solyane Silveira Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora Adjunta - I do Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG com Estágio Sanduíche na Universidade de Lisboa - ULisboa. Realizou Pós-doutorado na Universidade Tiradentes - UNIT/SE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Instituições e Práticas Educativas, Infância, Ensino-Aprendizagem. Membro da SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação) e do GEPHE (Centro de Pesquisa em História da Educação/UFMG).

Anne Emilie Souza Cabral, Universidade Tiradentes - UNIT

Mestre em Educação (2009) e Graduada em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal de Sergipe. Professora da Universidade Tiradentes e Professora da Educação Infantil da EMEF Papa João Paulo II.

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Pubblicato

2016-02-25

Come citare

Lima, S. S., & Cabral, A. E. S. (2016). Reuniões, atas e práticas pedagógicas: as concepções escolanovistas das professoras do Grupo Escolar Manuel Luís. Educação, 1(1), 223–236. https://doi.org/10.5902/1984644417624

Fascicolo

Sezione

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