A configuração da educação do campo em dois assentamentos rurais em Mato Grosso

Autores

  • Heloisa Salles Gentil Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Ilma Ferreira Machado Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414455

Palavras-chave:

educação do campo – desenvolvimento social do campo – trabalho e educação.

Resumo

Este texto apresenta a análise da constituição da educação do campo em assentamentos rurais, a partir de um projeto de extensão em interface com pesquisa que buscou identificar ações e desafios, concepções e perspectivas em relação à educação, colocados para os sujeitos do campo, explicitando a interconexão entre um projeto educativo e um projeto de desenvolvimento social. As análises sustentam-se em autores como Caldart (2008), Molina, Kolling e Nery (1999), Arroyo (2007), Marx (2001). Os resultados apontam um movimento inicial de constituição de uma concepção de educação do campo que extrapola a escola, caracterizada por especificidade local, reconhecimento da diversidade de saberes e relação entre trabalho e educação, movimento a ser fortalecido em um projeto coletivo que vislumbre a transformação da educação e a emancipação dos trabalhadores do campo.

Biografia do Autor

Heloisa Salles Gentil, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em Cências Sociais, Mestre e Doutora em Educação, professora da Faculdade de Educação  e DO Programa de Pos-Graduação em Educaçãoda UNEMAT. Pesquisa na área de formação de professores, políticas educacionais e educação do campo.

Ilma Ferreira Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), Mestrado (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área de Educação Básica e Superior. É professora adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no curso de Pedagogia, nas áreas de Didática e Estágio Supervisionado, e no Mestrado em Educacao. É membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Educação/Unemat. Estuda principalmente os seguintes temas: projeto político pedagógico, avaliação-ensino, avaliação processual, organização do trabalho pedagógico, educação do campo, educação e trabalho, trabalho coletivo e educação dos trabalhadores rurais.

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Publicado

2014-12-24

Como Citar

Gentil, H. S., & Machado, I. F. (2014). A configuração da educação do campo em dois assentamentos rurais em Mato Grosso. Educação, 40(1), 155–168. https://doi.org/10.5902/1984644414455

Edição

Seção

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