Observatório da educação como espaço de formação continuada de professores: um retrato a partir de teses e dissertações
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644490895Mots-clés :
Observatório da educação, Formação de professores, NAPI Educação do FuturoRésumé
O artigo discute o Observatório da Educação como um espaço de formação continuada para professores da Educação Básica, com foco nas implicações desse instrumento para a prática docente. Nesse sentido, questiona-se: quais são as principais implicações do Observatório da Educação para a formação continuada de professores, conforme apresentadas em pesquisas realizadas no âmbito da pós- graduação stricto sensu? A pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento de dissertações e teses publicadas entre 2006 e 2024, utilizando uma abordagem qualitativa e crítica-dialética. O objetivo foi compreender como os trabalhos acadêmicos abordam o Observatório da Educação como um espaço de formação continuada, analisando suas possibilidades e limitações. A formação de professores é destacada como essencial para a qualidade educacional, e o Observatório surge como uma ferramenta estratégica, disponibilizando a produção científica e acadêmica de pesquisadores, professores e gestores viabilizando a integração, reflexão e troca de saberes. A pesquisa evidenciou que, embora muitos observatórios se concentrem na coleta e análise de dados, poucos são eficazes como espaços interdisciplinarmente acessíveis, limitando sua contribuição para a melhoria da Educação Básica. O estudo conclui que o Observatório tem o potencial de promover mudanças significativas, desde que seus dados sejam analisados criticamente e disponibilizados de forma clara e acessível, para fortalecer a construção de políticas públicas e práticas pedagógicas transformadoras.
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