Observatório da educação como espaço de formação continuada de professores: um retrato a partir de teses e dissertações

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644490895

Mots-clés :

Observatório da educação, Formação de professores, NAPI Educação do Futuro

Résumé

O artigo discute o Observatório da Educação como um espaço de formação continuada para professores da Educação Básica, com foco nas implicações desse instrumento para a prática docente. Nesse sentido, questiona-se: quais são as principais implicações do Observatório da Educação para a formação continuada de professores, conforme apresentadas em pesquisas realizadas no âmbito da pós- graduação stricto sensu? A pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento de dissertações e teses publicadas entre 2006 e 2024, utilizando uma abordagem qualitativa e crítica-dialética. O objetivo foi compreender como os trabalhos acadêmicos abordam o Observatório da Educação como um espaço de formação continuada, analisando suas possibilidades e limitações. A formação de professores é destacada como essencial para a qualidade educacional, e o Observatório surge como uma ferramenta estratégica, disponibilizando a produção científica e acadêmica de pesquisadores, professores e gestores viabilizando a integração, reflexão e troca de saberes. A pesquisa evidenciou que, embora muitos observatórios se concentrem na coleta e análise de dados, poucos são eficazes como espaços interdisciplinarmente acessíveis, limitando sua contribuição para a melhoria da Educação Básica. O estudo conclui que o Observatório tem o potencial de promover mudanças significativas, desde que seus dados sejam analisados criticamente e disponibilizados de forma clara e acessível, para fortalecer a construção de políticas públicas e práticas pedagógicas transformadoras.

Bibliographies de l'auteur-e

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Servidor público na Universidade Estadual de Londrina. 

Simone Steffan Retkva, Londrina State University

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista na Universidade Estadual de Londrina.

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Ligia Patricia Torino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2024-2028). Bolsista na Universidade Estadual de Londrina.

Ilemar Christina Lansoni Wey Berti, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publié-e

2025-09-02

Comment citer

Tiroli, L. G., Retkva, S. S., Santos, A. R. de J., Torino, L. P., & Berti, I. C. L. W. (2025). Observatório da educação como espaço de formação continuada de professores: um retrato a partir de teses e dissertações. Educação, 50(1), e108/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644490895