Construção e validação de um jogo educativo como estratégia de ensino do processo de enfermagem na formação de enfermeiros

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644487533

Mots-clés :

Tecnologia educacional, Educação Superior, Educação em Enfermagem

Résumé

Os jogos educativos são estratégias que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, onde o conhecimento é compartilhado de forma lúdica e interativa nas mais variadas áreas e com diferentes públicos-alvo. No ensino em enfermagem, os jogos podem auxiliar no desenvolvimento do raciocínio clínico e na apreensão dos conteúdos mais facilmente. Nesse cenário, desenvolveu-se este estudo metodológico, de produção tecnológica, com objetivo de descrever a construção e validação de conteúdo e aparência de um jogo educativo, desenvolvido para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem e do Processo de Enfermagem. O estudo foi desenvolvido em três etapas: imersão/ideação, concepção e validação. Os participantes, 10 docentes de enfermagem, compuseram o comitê de validação de conteúdo e aparência do jogo. Na etapa de imersão/ideação, identificou-se a necessidade de desenvolver um jogo educativo, após realizada uma revisão de escopo, cujo corpo de análise contemplou 19 artigos, originaram-se ideias sobre o formato do mesmo. Na concepção, optou-se pela criação de um jogo de tabuleiro, denominado PEnsa ou SAE. Nesta etapa também foram definidos: estética, história, aprendizagem, mecânica, tecnologia e tema do jogo. Na etapa de validação, o conteúdo e aparência do jogo foram validados por comitê de experts em duas rodadas de avaliação. A partir deste estudo, observa-se que a criação de um jogo educativo exige conhecimento sobre o tema, objetivos bem definidos, rigor metodológico, conteúdo válido e compromisso em acompanhar a evolução constante das informações, prezando sempre pela qualidade da prática pedagógica.

Bibliographies de l'auteur-e

Poliana Paz Barcelos, Université fédérale de santa catarina

Enfermeira - Coren/SC 369.906. Doutoranda em Enfermagem/ UFSC. Mestre em Gestão do Cuidado em Enfermagem - UFSC. Especialista em Urgência, Emergência e APH pela Faculdade Dom Bom - Curitiba /PR . Especialista em Saúde Coletiva pela UFSC. Téc. Enfermagem - LABENF - CCS/UFSC - Florianópolis, SC, Brasil.

Roberta Costa, Université fédérale de santa catarina

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. Líder do Laboratório Interprofissional de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde Obstétrica e Neonatal – LAIPISON. Consultora do Ministério da Saúde para o Método Canguru.

Simone Vidal Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - PEN/UFSC (2019). Mestrado Profissional em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem da UFSC (2014). Especialização em Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR (2008). Graduação em Enfermagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004). Enfermeira do Laboratório de Práticas Simuladas do Departamento de Enfermagem - NFR/CCS/UFSC. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem - Modalidade Profissional - PPGPENF/UFSC.  Pesquisadora do Laboratório Interprofissional de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde Obstétrica e Neonatal – LAIPISON. Membro da Sociedade Brasileira de Estomaterapia. Possui experiência na área de Enfermagem pediátrica e Neonatal, Estomaterapia, Enfermagem domiciliar e Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Références

ALMEIDA, Ana Caroline Chagas de; VIANNA, Deise Miranda. Coleta certa e a sala de aula: uma investigação sobre as possibilidades de aplicação dos jogos de tabuleiro modernos de ciências na educação básica. Experiências em Ensino de Ciências, v.18, n.4, p. 892-904, 2023. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1334/1095 Acesso: 10 abr. 2024.

ALMEIDA, Inês Santos et al. Game4NurseSupervisor: Development of a board game for nursing mentoring. Nurse Education in Practice, v. 76, 103939, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2024.103939. Acesso em: 10 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2024.103939

ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagens engajadoras, um guia completo do conceito a prática. 2. ed. São Paulo: DVS. 2015.

BARROS, Alba Lúcia Bottura Leite et al. Nursing Process in the Brazilian context: reflection on its concept and legislation. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, n. 6, e20210898, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0898 Acesso em: 20 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0898

BARROS, Francisco Railson Bispo de et al. A gamificação como ferramenta lúdica no processo de ensino e aprendizagem na enfermagem: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, v. 4, e4656, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.25248/REAenf.e4656.2020 Acesso em: 18 mar. 2024 DOI: https://doi.org/10.25248/reaenf.e4656.2020

CARVALHO, Isabelle Christine Nunes de et al. Tecnologia educacional: A enfermagem e os jogos educativos na educação em saúde. Research Society and Development, v. 10,n. 7, e1871071647, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16471. Acesso em: 14 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16471

CHANG, You-Syuan et al. Effects of board game play on nursing students’ medication knowledge: A randomized controlled trial. Nurse Education in Practice, v. 63, 103412, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.103412 . Acesso em 10 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.103412

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução n. 358, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização de Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html . Acesso em: 15 abr. 2024.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução n. 736, de 17 de janeiro de 2024. Dispõe sobre a implementação do Processo de Enfermagem em em todo o contexto socioambiental onde ocorre o cuidado de Enfermagem. Brasília, DF, 2024. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-736-de-17-de-janeiro-de-2024/ . Acesso em: 15 abr. 2024.

FERNANDES, Kleber Tavares; LUCENA, Márcia Jacyntha Nunes Rodrigues; ARANHA, Eduardo Henrique da Silva. Uma Experiência na Criação de Game Design de Jogos Digitais Educativos a partir do Design Thinking. RENOTE, v. 16, n.1, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/85928 . Acesso em: 01 mai 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.85928

GADELHA, Marília Moreira Torres et al. Tecnologias educativas no processo formativo: discurso dos acadêmicos de enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE Online, v. 13, n. 1, p. 155-161, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/234817/31145 Acesso em: 20 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i1a234817p155-161-2019

HSIEH, Hui-Wen et al. Comparing the effectiveness of board game-based and drill-based education programs in improving Taiwanese nurses' fire safety knowledge, attitudes, and behavior: A quasi-experimental study. Nurse Education Today, v. 129, 105919, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2023.105919. Acesso em: 08 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2023.105919

MORAES, Tatiane Netto; NAKAMOTO, Paula Teixeira. Educação em Jogo: Os possíveis aspectos negativos do uso da gamificação nos processos de ensino na educação profissional e tecnológica. Educação, v. 49, n. 1, e20/1–23, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644470598. Acesso em: 12 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644470598

PASQUALI, Luiz. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

RIBEIRO, Rodrigo Vieira et al. Metodologias ativas na educação com ênfase no uso de jogos. Revista Amor Mundi, v. 4, n. 6, p. 109-116, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.278 Acesso em: 12 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i6.278

ROBERTS, Joel; JOHNSON, Lise A.; DYHR, Jonathan P. Cracking the code: using educational gaming for high-level thinking in physiology education. Advances in Physiology Education, v. 48, n. 2, p. 260–269, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1152/advan.00154.2023. Acesso em: 11 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1152/advan.00154.2023

SANTOS, George Luiz Alves; SANTANA, Rosimere Ferreira et al. Sistematização da assistência de enfermagem: compreensão à luz de seus pilares e elementos constituintes. Enfermagem em Foco, v. 12, n. 1, p. 168-173, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n1.3993 Acesso em: 06 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n1.3993

SANTOS, George Luiz Alves; SOUSA, Anderson Reis et al. Implications of Nursing Care Systematization in Brazilian professional practice. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 55, e03766, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020023003766 Acesso em: 14 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2020023003766

SANTOS, Simone Vidal et al. Validação de intervenções de enfermagem para prevenir lesões de pele em recém-nascidos hospitalizados. Texto & Contexto – Enfermagem, v. 30:e20190136, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2019-0136 . Acesso em: 12 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2019-0136

TILDEN, Virginia P.; NELSON, Christine A.; MAY, Barbara A. Use of qualitative methods to enhance content validity. Nursing Research, v. 39, n. 3, p. 172-175, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.1097/00006199-199005000-00015 . Acesso em: 27 out. 2021 DOI: https://doi.org/10.1097/00006199-199005000-00015

TINÔCO, Jéssica Dantas de Sá et al. Jogo Enfermeiro Diagnosticador para ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem: estudo quase-experimental. Acta Paulista de Enfermagem, v. 36, eAPE00001, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2023AO00011. Acesso em: 12 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2023AO00011

WU, Chia-Shan et al. Effectiveness of a nursing board games in psychiatric nursing course for undergraduate nursing students: An experimental design. Nurse Education in Practice, v. 70, 103657, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2023.103657. Acesso em: 14 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2023.103657

Publié-e

2025-03-26

Comment citer

Barcelos, P. P., Costa, R., & Santos, S. V. (2025). Construção e validação de um jogo educativo como estratégia de ensino do processo de enfermagem na formação de enfermeiros. Educação, 50(1), e31/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644487533

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.