A constituição de um discurso ambiental durante a gestão governamental federal de 2018-2022: implicações para a área educacional.
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644466205Mots-clés :
Discurso Ambiental, Educação, Ambiente e Sociedade.Résumé
O presente artigo visa compreender a partir do levantamento de reportagens veiculadas em sites na internet e na publicação de documentos oficiais, o discurso ambiental utilizado durante a gestão federal do Brasil eleita para o período de 2018-2022, a partir da eleição de um presidente intitulado de extrema direita. O objetivo é discutir a repercussão desses discursos nos processos educacionais. Analisando as publicações do período de 2018-2020 divulgadas em sítios eletrônicos, pode-se inferir que recentemente houve um retrocesso no discurso ambiental vigente, o qual aparece relacionado a um crescimento econômico desvinculado das preocupações ambientais, o que pode ocasionar, no decorrer dos próximos anos, uma piora nos padrões de qualidade ambiental no Brasil, com agravamento substancial da poluição atmosférica, contaminação das águas e desmatamento, afetando, consequentemente, a saúde da população. Na área educacional o retrocesso no discurso ambiental pode provocar um enfraquecimento da construção social de práticas ecologicamente sustentáveis, o que pode resultar na formação de uma sociedade pouco preocupada com as questões socioambientais ou com senso crítico para analisar ações criminosas como desmatamento, por exemplo. Nesse cenário, a degradação ambiental se efetiva, pois a sociedade passa a não entender os problemas dela advindos, graças a um discurso que legitima ações que devem ser condenáveis, resultando em falta de cobrança com relação a políticas públicas que preservem o ambiente natural, e acarretando em uma sucessão de eventos que podem culminar em desastres ambientais, que impactam a todos.
Références
ALMEIDA, Ronaldo de. (2019). Bolsonaro presidente: conservadorismo, evangelismo e a crise brasileira. Novos estudos CEBRAP, p.185-213. 2019. Disponível em:.https://doi.org/10.25091/s01013300201900010010 Acesso em: 24 ago. 2020.
VALENTINI, Ivo; LAMANO, Ana Paula; GOZZI, Marcelo; FERREIRA, Maurício. Impacto ambiental por desmatamento e soterramento na Mata Atlântica: um estudo de caso no entorno da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Exacta, 10 (1), 115-121. 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=810/81023342012 Acesso em: 04 set. 2020.
CARVALHO, Luiz Marcelo de. O discurso ambientalista e a Educação Ambiental: implicações para o ensino das ciências da natureza. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, pp. 1-15. 2007. Disponível em:http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p1120.pdf Acesso em: 01 set. 2020.
ESCOBAR,Herton. Desmatamento da Amazônia dispara novamente em 2020. Jornal/USP. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/desmatamento-da-amazonia-dispara-de-novo-em-2020. Acesso em 29 ago. 2020.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Disponível em:http://www.inpe.br/ Acesso em 24 ago. 2020.
LIMA, Gustavo da C. O discurso da sustentabilidade e suas premissas para a educação. Ambiente & Sociedade, pp. 99-119. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-753X2003000300007 Acesso em 24 ago. 2020.
MENEZES, L. Discurso da natureza e natureza do discurso ambiental. Revista da ANPEGE, 7(07), 113-126. 2017. doi:https://doi.org/10.5418/RA2011.0707.0008 Acesso em 10 set. 2020.
MESQUITA, João. Discurso ambiental de Bolsonaro na ONU, e a repercussão. (Reportagem) O Estado de S.Paulo. 2019. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/592926-discurso-ambiental-de-bolsonaro-na-onu-e-a-repercussao. Acesso em: 26 ago. 2020.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (MAPA). Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br Acesso em: 04 ago. 2020.
MUELLER, C. Os economistas e as relações entre o sistema econômico e o meio ambiente. Brasília: Editora UnB. 2007.
PASSARINHO, N. Como política ambiental de Bolsonaro afetou imagem do Brasil em 2019 e quais as consequências disso. BBC News Brasil. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50851921 Acesso em: 25 ago. 2020.
POTT, Crisla Maciel e ESTRELA, Carina Costa. Histórico ambiental: desastres ambientais e o despertar de um novo pensamento. Estudos Avançados, pp.271-283. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890021 Acesso em:24 ago. 2020.
SILVA, Gabriel. O discurso jornalístico acerca das políticas públicas ambientais implementadas pelo Governo Federal na Amazônia em 2019: uma análise a partir das colunas de Eliane Brum, no jornal El País Brasil. Disponível em:https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/2867 Acesso em: 17/09/2020
SIQUEIRA, Soraia e KRUSE, Maria. Agrotóxicos e saúde humana: contribuição dos profissionais do campo da saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 42(3), 584-590. 2008. https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000300024 Acesso em: 09 set. 2020.
SOBRINHO, Wanderley P. Número de agrotóxicos liberados no Brasil é o maior dos últimos dez anos. Uol/Notícias. 2019. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2019/11/28/com-novas-aprovacoes-liberacao-de-agrotoxicos-ja-e-o-maior-da-historia.htm Acesso em: 29 ago. 2020.
TAJRA, A., MONTESANTI, B. Futuro ministro, Ricardo Salles é condenado em ação de improbidade. Uol/Notícias. 2018. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2018/12/19/futuro-ministro-ricardo-salles-e-condenado-em-acao-de-improbidade.htm Acesso em: 25 ago. 2020.
WENCESLAU, Juliana; ANTEZANA, Natalia; CALMON, Paulo. Políticas da Terra: existe um novo discurso ambiental pós Rio + 20?. Cadernos EBAPE.BR, pp. 584-604. 2012. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512012000300008. Acesso em 22 ago. 2020.
WHITACKER, G. M. Sobre o discurso ideológico do desenvolvimento sustentável e a reprodução do modo capitalista de produção. Geografia, Goiânia, v. 33, n. 1, p.73-89, Jan./Abr. 2013. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/bgg/article/view/23633 >
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação (UFSM) 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________