Educação Ambiental e consumismo: considerações sobre ações desenvolvidas pelo Terra Limpa

Autores

  • Ananda Nocchi Rockett Univali - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil Bolsista da Capes no Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Educação. http://orcid.org/0000-0003-1963-6247
  • José Marcelo Freitas Luna Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil
  • Antonio Fernando Silveira Guerra Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644431853

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Consumismo, Resíduos Sólidos

Resumo

O presente artigo tem como foco discutir as ações de Educação Ambiental sobre consumismo, desenvolvidas pelo Programa Terra Limpa – Educação Ambiental, criado em 1998, em Balneário Camboriú. Da revisão de literatura feita sobre o Programa, emerge como lacuna a seguinte: estudos sobre consumismo. Para isto realizou-se a análise de conteúdo dos Planos de Ação do referido Programa, no período de 2012 a 2016. A presente pesquisa tem como objetivo geral enunciar as práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas pelo Programa, em torno do consumismo. Especificamente este artigo tem como objetivos os seguintes: apontar as ações previstas nesses documentos; e compreender de que forma são desenvolvidas. Com orientação metodológica de cunho qualitativo, a técnica utilizada foi a pesquisa documental, tendo como caminho para a interpretação dos dados coletados a análise de conteúdo. Os resultados, até o momento, demonstram que estão incluídas no Programa ações voltadas ao consumo consciente, aos resíduos sólidos e à reciclagem. As formas pelas quais o Programa desenvolve suas ações são por meio de palestras, oficinas, promoção de gestão ambiental nas escolas, consultoria para estudantes, desenvolvimento de campanhas e atividades de sensibilização. A partir do que demostra este estudo, a reflexão sobre as práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas pelo Programa Terra Limpa, em relação ao consumo consciente e consumismo, pode apontar novas possibilidades.

Biografia do Autor

Ananda Nocchi Rockett, Univali - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil Bolsista da Capes no Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Educação.

Bolsista da Capes no Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Graduação em Biologia, bacharel e licenciada.

José Marcelo Freitas Luna, Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo, com estágio sanduíche na Universidade de Cambridge (Inglaterra); e pós-doutorado na Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos). Atualmente, é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com publicações nas áreas de Linguística e Educação. 

Antonio Fernando Silveira Guerra, Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Pós-Doutor em Educação Ambiental. Doutor em Engenharia da Produção. Mestre em Educação. Licenciado em Ciências - Habilitação Biologia. 

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BALNEÁRIO CAMBORIÚ. Prefeitura de Balneário Camboriú. Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Educação. Programa Terra Limpa - Educação Ambiental: Plano de Ação. Balneário Camboriú: Prefeitura de Balneário Camboriú, 2016. 300 p.

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Publicado

2019-10-09

Como Citar

Rockett, A. N., Luna, J. M. F., & Guerra, A. F. S. (2019). Educação Ambiental e consumismo: considerações sobre ações desenvolvidas pelo Terra Limpa. Educação, 44, e79/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644431853

Edição

Seção

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