Escolarização de estudantes em escolas privadas: um estudo da perspectiva materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435352

Palavras-chave:

Escolarização, Escolas privadas, Ensino fundamental.

Resumo

Este artigo é parte de pesquisa desenvolvida como dissertação de mestrado e tem por objetivo analisar as formas de acompanhamento desenvolvidas pelas famílias à escolarização dos/as filhos/as que frequentam os sexto e sétimo anos em escolas privadas. O estudo, de abordagem qualitativa, contou com a participação de dez mães cujos filhos e filhas estudam em cinco escolas diferentes em Porto Velho – RO. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados considerando-se o contexto socioeconômico, a constituição das famílias e a etapa da escolarização em que estão os/as estudantes. Os resultados indicam que as mães são as principais responsáveis pelo atendimento às necessidades de escolarização dos/as filhos/as e desenvolvem diferentes ações de acompanhamento as quais foram organizadas em três categorias: ações em casa (ações com o auxílio dos pais e ações nas semanas de provas); ações junto à escola e ações de terceirização. Conclui-se que o cuidado com a escolarização dos filhos e filhas é predominantemente feminino nas famílias pesquisadas, embora sejam mulheres economicamente ativas. A alta escolaridade das famílias, a valorização social da escola e o acompanhamento próximo são fatores que contribuem para o sucesso escolar nesse contexto.

Biografia do Autor

Vanessa Caroline Ferreira Galvão, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduação e Mestrado em Psicologia  pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Experiência profissional na área clínica com ênfase na Psicopedagogia, atendimentos de crianças com dificuldades de aprendizagem e na Abordagem Centrada na Pessoa - ACP, atendimento individual de adultos, adolescentes e crianças; grupos de adolescentes e de ludoterapia. Membro do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação

Marli Zibetti, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2005). É professora adjunta da Universidade Federal de Rondônia, na graduação e no Mestrado em Psicologia. Membro do GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP. Pesquisadora e líder do GAEPPE: Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação e da Psicologia Escolar investigando principalmente os processos de escolarização, políticas públicas e formação de Professores.

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Publicado

2020-05-13

Como Citar

Galvão, V. C. F., & Zibetti, M. (2020). Escolarização de estudantes em escolas privadas: um estudo da perspectiva materna. Educação, 45(1), e41/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644435352