Perfil do professor mediador: proposta de identificação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644434189

Mots-clés :

Mediação, Avaliação, Professor mediador.

Résumé

Este estudo objetivou a construção de uma ferramenta que auxilie na identificação do perfil do professor mediador. Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, a partir de uma abordagem descritiva. A fundamentação teórica aborda a Pedagogia da Mediação, a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) e o perfil do professor mediador. A pesquisa partiu dos estudos de Vygotsky sobre a zona de desenvolvimento proximal (ZDP), do paradigma de Feuerstein, concernente ao perfil do professor mediador e da proposta didática cognitivo-construtivista, cujo foco foi identificar as competências didáticas que são demandadas do professor, enquanto mediador do processo ensino/aprendizagem. Com estes fundamentos, ao longo do presente estudo, foi construído um instrumento de avaliação denominado ProfMed. O instrumento consiste em um questionário semiestruturado dividido em três partes: a primeira refere-se às competências do professor mediador e o grau de concordância do respondente às sentenças apresentadas; a segunda consiste em duas perguntas abertas sobre a prática docente. E a terceira, dos dados gerais do respondente. Neste artigo trataremos apenas da primeira parte.

Bibliographies de l'auteur-e

Miriam Bastos Reis Maia Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras- Língua Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (1992) e Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É professora de Língua Inglesa da Educação Básica Técnica e Tecnológica no Colégio Militar de Manaus. Mestre em Ensino Técnico e Tecnológico pelo IFAM- Campus Manaus Centro (1916).

Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (1982), mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Professora aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFAM. Faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM, lecionando a disciplina "Trabalho Pedagógico e Político de Inclusão no Ensino Tecnológico". Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM em 2016.

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Publié-e

2019-03-12

Comment citer

Lima, M. B. R. M., & Guerreiro, E. M. B. R. (2019). Perfil do professor mediador: proposta de identificação. Educação, 44, e22/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644434189

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