Trabalho e educação na atualidade: mediações com a educação física brasileira

Auteurs-es

  • Hajime Takeuchi Nozaki Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644413244

Mots-clés :

trabalho, educação física, estado da arte

Résumé

O objetivo do artigo é apresentar as discussões que permeiam o campo trabalho e educação no Brasil e analisar a sua interlocução com a produção no campo da educação física. Para tal, realizou um estado da arte das pesquisas do trabalho do professor de educação física. Tais estudos são mediados pela discussão em torno dos campos de atuação, sendo possível identificar duas grandes linhas, a da escola e a dos campos não escolares. Nos estudos dos campos não escolares, há uma predominância das academias de ginástica, investigando a gestão empresarial e o trabalho do professor. Os estudos do campo escolar referem-se, essencialmente, ao trabalho pedagógico da educação física. A importante contribuição destes estudos está na compreensão do objeto do trabalho do professor de educação física em uma totalidade concreta.

Biographie de l'auteur-e

Hajime Takeuchi Nozaki, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em educação física UERJ

Mestre em educação UERJ

Doutor em educação UFF

Professor Faculdade de Educação UFJF

Professor do PPGE UFMS - Campus Corumbá

Téléchargements

Publié-e

2014-12-24

Comment citer

Nozaki, H. T. (2014). Trabalho e educação na atualidade: mediações com a educação física brasileira. Educação, 40(1), 183–200. https://doi.org/10.5902/1984644413244

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.