A minimização da formação dos jovens brasileiros: alterações do ensino médio a partir da lei 13415/2017

Autores

  • Sandra Regina Oliveira Garcia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Eliane Cleide Silva Czernisz Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644429481

Palavras-chave:

Ensino Médio. Trabalho. Educação. Juventude

Resumo

 O artigo tem como objetivo discutir as alterações do ensino médio que vêm se concretizando, a partir da aprovação da Lei 13415/2017. Analisa o contexto e interesses norteadores das proposições da referida Lei e discute a proximidade com orientações internacionais relativas à formação para o trabalho da juventude brasileira. É um assunto importante para reflexão dos educadores que têm discutido o ensino médio, a relação entre trabalho e educação e a formação da juventude brasileira. Desenvolvido com base em discussão bibliográfica e documental, procura responder: que orientações norteiam a atual reforma do ensino médio? Quais são os limites e as possibilidades com a implementação dessa proposta reformista? Como resultados da análise, destaca que as mudanças em curso a partir de tal legislação mantêm os interesses de formação direcionada ao mercado, impossibilitando uma formação integral e o efetivo desenvolvimento educacional do ensino médio no país.

Biografia do Autor

Sandra Regina Oliveira Garcia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, área de Políticas Educacionais. Doutora em Educação pela UFPR.

Eliane Cleide Silva Czernisz, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, área de Políticas Educacionais. Doutora em Educação pela UNESP.

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

Garcia, S. R. O., & Czernisz, E. C. S. (2017). A minimização da formação dos jovens brasileiros: alterações do ensino médio a partir da lei 13415/2017. Educação, 42(3), 569–584. https://doi.org/10.5902/1984644429481

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